Em sua 2ª edição, o Festival Panteras Negras Convida promove cursos online sobre musicalidade e interatividade nas redes sociais para a juventude negra, nos dias 13 e 14 de março, às 11h. Serão quatro oficinas de 10 minutos cada, disponibilizadas, de modo permanente, no canal EstaçãoZinha, no YouTube.
O objetivo da ação é oportunizar participação ativa na educação e produção musical aos corpos pretos, periféricos e dissidentes, rompendo com as estruturas do racismo, machismo e lgbtfobias que limitam a qualificação e o acesso destes sujeitos à economia da cultura.
Os cursos são uma iniciativa da banda Panteras Negras junto à produtora independente EstaçãoZinha, fundada por Ziati Franco, homem trans negro, contrabaixista, produtor e compositor, que durante mais de 10 anos viveu sua vida artística em um corpo negro feminino lésbico da periferia.
“As ações do festival refletem na existência individual de cada integrante da banda, ao carregar pautas pensadas especialmente no público negro LGBTQIA+ da periferia, por trazer vivências históricas em suas trajetórias. Acreditamos que através dessas vivências conseguimos atingir nosso público com a mesma linguagem musical, corporal e textual”, afirma Ziati Franco.
Além disso, a iniciativa é também um retorno sócio-político de corpos, agora adultos, que disseram não ao racismo, machismo e lgbtfobias e rompem com as estatísticas produzidas por tais sistemas de exclusão. Todo conteúdo disponibilizado pela banda faz parte do projeto de vida ideológica ao qual se propôs a propagar desde o início de sua existência coletiva.
Sobre a Panteras Negras
Formada por Dedê Fatuma (percussão), Line Santana (bateria), Suyá Synergy (guitarra) e Ziati Franco (baixo), o grupo tem raízes negras e periféricas nos bairros baianos, Periperi, Pirajá e Engenho Velho de Brotas e retorna seu conhecimento e buscas autodidatas às juventudes das comunidades que compõem as suas ancestralidades.
Toda a programação conta com libras para ampliar o acesso à comunidade surda nessa produção forjada por referências para as juventudes que farão não só as aulas, mas receberão incentivo para produzirem e darem continuidade à música negra.
Programação:
Sábado, 13 de março
11h – Vídeo-aula sobre Produção Musical com Suyá e Estratégias de Interatividade nas Rede Sociais com Ziati Franco, com janela em libras
16h – Bate papo musical com Live “Papo Panteras com As Mambas”
21h – Live Show – Panteras Negras com As Mambas
Domingo, 14 de março
11h – Vídeo-aula sobre Percussão baiana com Dedê Fatuma e Line Santana, com janela em libras
16h – Bate papo musical com Live “Papo Panteras com Daniela Nátali, Gabriela Wara Rêgo e Karen Silva”
21h – Live Show – Panteras Negras com Daniela Nátali, Gabriela Wara Rêgo e Karen Silva
Saiba mais:
Cursos online sobre musicalidade
Quando: 13 e 14 de março
Onde: canal da EstaçãoZinha no Youtube
Instagram: @bandapanterasnegras/@estacaozinha
Foto de capa: Ekaterina Bolovtsova/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Boubacar Traoré, um artista africano do Mali que você precisa conhecer
Ouça o episódio #05 – Dia do “E eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Sou um emaranhado de sonhos! Escrevo para me transformar e transformar o mundo! De amor e conexão pela escrita, escolhi o jornalismo como profissão. Hoje, sou Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para que a Comunicação e o Jornalismo sejam antirracistas.