Pernambuco

Festival Tramas Negras celebra a cultura negra neste fim de semana

O 1º Festival Tramas Negras – encruzilhadas artísticas culturais, dedicado à celebração da cultura negra, começa nesta sexta-feira, 19, e vai até domingo, 21. O evento é realizado gratuitamente em Recife (PE) e tem o intuito de promover uma virada cultural nas periferias da cidade, com atividades para todos os públicos. Ao todo, serão mais de 15 atrações que abrangem variados ritmos, além de apresentações de teatro e rodas de conversa.

Nesta sexta, o festival terá início com a roda de conversa “Mestras, Cenas e Culturas Populares – Tramando Trocas Entre REC – BH”, com Mestra Junia Bertolino, Mestra Vilma Carijós e mediação da contra-mestra Gaby Conde. O Núcleo Coletivo 22 (GO) também apresentará o espetáculo “Por cima do mar eu vim”. A programação acontece no Teatro Hermilo Borba Filho.

No sábado, está prevista a oficina “Corpo árvore/Corpo território em diálogos ancestrais”, ministrada pela Mestra Junia Bertolino. Também serão realizadas as vivências percussivas com Márcio Rastaman e a “Pisada de terreiro”, com Daniel Semsobrenome. À tarde, Adovale Dias apresenta a performance “Cartografia do horror”, na praça da Várzea. Em seguida, entra em cena o espetáculo “Rasura”, do Coletivo Rasura, e “Atos I e II”, do Coletivo B. N. D. U., no Museu da Abolição. Encerrando o dia, Aline Gomes apresentará o espetáculo “O Mensageiro,” no MUAFRO – Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro.

Já no domingo, a Mestra Junia Bertolino continuará com a oficina “Corpo árvore/Corpo território em diálogos ancestrais”. A mostra coreográfica acontecerá no Compaz do Ibura e contará com a participação de diversos artistas e coletivos. À tarde, no Paço do Frevo, a programação seguirá com a performance “Solos ancestrais”, da Mestra Junia Bertolino. O festival se encerra no Centro de Capoeira São Salomão, com o projeto Black Nota Mil de DJoser e a participação de Rodrigo Santana, além do Sarau Literário “Sou eu Quem Conto”, de Crislaine Venceslau e o show musical do grupo Edún Àrá Sangô.

O projeto, realizado com incentivo da Lei Paulo Gustavo por meio Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, terá atividades culturais  nos bairros do Ibura (Zona Sul), Várzea e Madalena (Zona Oeste) e Bairro do Recife (Centro), e visa destacar o talento, diversidade e pluralidade cultural presente nas mais de 90 localidades do Recife.

Confira detalhes

1ª edição do Festival Tramas Negras

Quando: 19 a 21 de Julho

Onde:  bairros do Ibura (Zona Sul), Várzea e Madalena (Zona Oeste); e Bairro do Recife (Centro)

Saiba mais: www.instagram.com/tramasnegras

Foto de capa: Layza Vasconcelos.

LEIA MAIS: Artistas nordestinos comandam show em homenagem a percussionista pernambucano

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: