Se você está querendo algum filme leve e divertido para ver neste fim de semana e relaxar, Catching Feelings (Mais uma página ou Captando sentimentos) é uma ótima alternativa disponível no serviço de streaming Netflix. O filme sul-africano leve e de romance dramático traz a vida do professor universitário Max Matsane (Kagiso Lediga) e da jornalista Samkelo (Pearl Thusi), que estão aproveitando o casamento como casal que ainda não tem filhos. E com dilemas pessoais e profissionais.
Além de Solteiramente (2020), o longa estampa de forma sutil e interessante o contexto social e racial da África do Sul, além das ruas, bares e demais lugares que mostram cultura e vivência social dentro das cidades de Joanesburgo e um pouco também da Cidade do Cabo. Mais uma página foi gravado em 2016 e o diretor, roteirista e produtor é o próprio personagem principal. Já a protagonista feminina também é principal da série Queen Sono (2020), produzida por quatro países africanos (África do Sul, Congo, Nigéria e Zimbábue).
Apesar das dívidas, o casal vivencia sua relação em paralelo à rotina e às situações corriqueiras do âmbito profissional e dos ciclos de amizade, da vida social em si. O que Max e Sam não imaginam é que o relacionamento dos dois é colocado à prova quando o escritor famoso e radicado Heiner Miller (Andrew Buckland) retorna ao país. Quando o escritor tem um problema de saúde, ele acaba indo passar um tempo na casa do casal e é quando começa os ciúmes de Max com a esposa.
O ciúme é uma das temáticas principais e é retratado de forma cômica e, ao mesmo tempo, psicológica. Relacionamentos, amizade, infidelidade, vida profissional, crise nas relações são outros temas trabalhados dentro do contexto do filme. Mais uma página é uma ótima opção também para quebrar estereótipos, pois mostra uma África do Sul com uma área urbana bem moderna.
O filme é dedicado à memória do cineasta sul-africano John Volmink, falecido em 2017. E foi bem recepcionado pela crítica quando foi lançado.
Confira o trailer:
Ficha técnica
Catching feelings (Mais uma página ou Captando sentimentos)
Ano: 2017
País de origem: África do Sul
Formato: Longa-metragem
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Duração: 124 min
Classificação indicativa: 18 anos
Direção e Roteiro: Kagiso Lediga
Produção: Kagiso Lediga, Tamsin Andersson, Ronnie Apteker, Luke Henkeman, Isaac Mogajane e John Volmink
Elenco: Kagiso Lediga, Pearl Thusi, Andrew Buckland, Akin Omotoso, Precious Makgaretsa, Loyiso Gola, Tessa Jubber, Tyson Cruz, Kate Liquorish e Zandile Tisani
Disponível: Netflix
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: A entrada do Continente Africano no Netflix tem sido tão… significativa!
Jornalista profissional (nº 4270/CE), preocupada com questões raciais, e graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.