O Google for Startups Brazil ganhou mais um programa, o Black Founders Fund, no início deste mês de setembro. A iniciativa está em busca de startups fundadas por pessoas negras, da área de tecnologia, em estágio semente (seed). Ou seja, com um produto já lançado no mercado e um negócio em operação. O fundo dispõe de R$ 5 milhões a ser distribuído para 30 pequenos empresários.
O projeto tem como objetivo aumentar a diversidade racial no universo das startups e funciona como um fundo de capital semente. Mas, sem qualquer tipo de retribuição do capital aplicado (a contrapartida), associação ou participação nos lucros das empresas investidas. O que não é usual, geralmente, esse tipo de fundo oferece o aporte, mas em troca se associa à empresa beneficiada, até que possa finalmente vender suas ações na bolsa de valores.
Entre os critérios de avaliação levados em consideração, estão: a visão dos fundadores, o alinhamento da equipe com os objetivos do negócio, o uso da tecnologia na solução, o potencial de crescimento, o impacto na vida dos brasileiros e ainda estar em busca de investimento seed para avançar para a próxima etapa de desenvolvimento da startup.
Para as pequenas empresas selecionadas os benefícios serão: créditos em produtos do Google, chance de participar de outros programas do Google for Startups e orientação de uma rede de mentores que irão ajudar a superar os desafios dos empresários. As inscrições iniciadas neste mês estão abertas pelos próximos 18 meses e poderão ser atualizadas dentro desse prazo. Os resultados serão divulgados várias vezes ao longo deste período.
Saiba detalhes:
Formulário de Inscrição: aqui!
Veja as iniciativas Google for Startups: aqui.
Foto de capa: Christina Morillo/Pexels.
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.