Negril

Hora do Blec: animação traz representatividade para o público infantil no Youtube

A animação infantil Hora do Blec estreou há menos de duas semanas no Youtube e já tem milhares de visualizações. Isso porque a série de vídeos musicais traz representatividade para a tela, apresentando uma família negra feliz e um garoto que ama seu cabelo black power.

Blec (David Júnior) é o protagonista, um menino negro que vive diversas aventuras ao lado dos amigos e da família, e está sempre com o pente garfo no cabelo. Ninguém sabe, mas esse é o seu talismã secreto. Assim que uma nova missão se inicia, ele tira o pente e seu cabelo se arma num poderoso black power. É aí que aparece a super fadinha Lara, que é como a mentora da turma, os guiando com toda sua sabedoria.

Acompanhado dos amigos Yayá (Yasmin Garcez), Yuki (Pedro Ogata), Lara (Dandara Mariana), da mamãe Lea (Késia Estácio), do papai Akin (Wladimir Pinheiro), do sábio vovô Kalé (Jorge Lucas) e do cãozinho vira-lata Basquiat (em homenagem ao artista plástico Jean Michel Basquiat), a cada vídeo ele terá uma nova história pra contar e novos aprendizados sobre vários assuntos. Desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares, contato e respeito com a natureza, entre outros temas, inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Organização das Nações Unidas (ONU) para serem implementados para uma vida melhor até 2030.

A série é um suspiro para pais, mães e tutores que buscam obras representativas nos mais diversos meios de comunicação. Fala de respeito à identidade e cultura negra, além de unir temas importantes para a formação de um mundo melhor, em uma linguagem acessível para a idade a que se propõe. 

Até o momento, já foram lançados dois vídeos, dos nove episódios da série, no canal do Youtube. “Mãe Terra” é o primeiro vídeo e fala sobre as descobertas das crianças diante da natureza com questões como a ação da chuva e do vento, o nascer das plantas e muito mais. Já o vídeo “O Macarrão do Papai”, fala sobre alimentação e traz o convívio com a família.

A Hora do Blec foi criada pelo casal de atores Yasmin Garcez e David Júnior, que resolveu criar uma obra que apresentasse representatividade para as crianças negras, especialmente na primeira infância. O casal teve como inspiração o Projeto Identidade, que traz pessoas negras interpretando ícones da cultura popular originalmente brancos. O projeto é da Ubuntu Filmes com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.

Confira o canal:

Foto de capa: Divulgação.

Compartilhe: