A grande cantora e ícone da música brasileira Elza Soares completou 91 anos de idade na última quarta-feira, 23. Reconhecida por grandes sucessos, sua voz conquistou não apenas os brasileiros, mas o mundo. Na última terça-feira, 22, a cantora foi homenageada pela BeyGOOD, instituição social da cantora Beyoncé, 39, homenagem feita em celebração ao mês da Música Negra nos Estados Unidos.
A homenagem foi publicada nas redes sociais da instituição com uma bela legenda: “Celebrando o esplendor e a criatividade de músicos pretos que influenciaram o mundo com a sua arte”.
Elza é um grande exemplo de resistência e uma das maiores potências de representatividade da mulher negra no espaço da música brasileira. Sua voz vai além dos belos acordes, foi uma das primeiras mulheres a abordar diversos temas em sua fala, como: assédio, racismo, alcoolismo e misoginia. Um símbolo de força, sempre seguindo com total importância e relevância para tantos debates sobre a cultura negra e o papel da mulher negra na sociedade.
Uma bela homenagem para uma grande mulher negra. “Me deixem cantar até o fim” canta Elza Soares em um dos versos da música A mulher do fim do mundo (2017).
Ouça a música:
*Com informações do portal Embarque na Viagem
Foto de capa: Reprodução/Bárbara Lopes.
LEIA TAMBÉM: Parceria negra: MC Rebecca e Elza Soares lançam novo single
Ouça o episódio #14 – Por uma sociedade sem manicômios:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
É natural de Lajes, interior do Rio Grande do Norte, mas atualmente reside em Natal. Tem 26 anos, com formação em Design de Moda. Está cursando o 6º período de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e finalizando sua especialização em Design de Produtos de Moda pelo Senai Cetiqt.