Mundo

Lewis Hamilton se torna o primeiro piloto a vencer 100 corridas na história da Fórmula 1

Lewis Hamilton, 36, fez história mais uma vez no automobilismo e no esporte como um todo. O piloto britânico se tornou o primeiro a atingir a marca de 100 vitórias na história da Fórmula 1 após o Grande Prêmio da Rússia, ocorrido no último domingo, 26.

Desde a temporada 2020, Hamilton vem alcançando marcas expressivas, como quando quebrou o recorde de vitórias de Michael Schumacher, 52, que agora é o segundo maior vencedor de corridas da F1; e quando chegou ao heptacampeonato, se igualando a Schumacher como os dois maiores campeões da categoria.

Foto: Reprodução/Fórmula 1.

No entanto, o começo do GP da Rússia não parecia nada favorável a Lewis Hamilton. Depois de largar mal, o piloto da Mercedes perdeu algumas posições e teve dificuldades para ultrapassar alguns adversários. Enquanto isso, o rival direto pelo título, Max Verstappen, 23, da Red Bull Racing, que havia largado da última colocação por causa de uma punição, começou a escalar todo o grid, em uma excelente corrida de recuperação.

Algumas voltas mais tarde, Hamilton já estava em 2º lugar, atrás do compatriota Lando Norris, 21, da McLaren, que, até aquele momento, fazia uma corrida exemplar e segura, com um ritmo muito bom e não parecia se assustar com o heptacampeão.

Porém, a poucas voltas do fim, tudo mudou. A chuva começou a cair no circuito de Sochi, e os pilotos, aos poucos, foram para os boxes trocar os pneus de pista seca pelos de chuva. Inicialmente, Norris e Hamilton se recusaram a fazer a parada, já que estavam disputando de perto a liderança (e Norris buscava sua primeira vitória na categoria). Só que, na volta seguinte, o piloto da Mercedes entrou, enquanto o da McLaren insistiu em seguir.

Com a pista encharcada e a chuva apertando mais, Lando Norris, que estava com a vitória (ou, pelo menos, um lugar no pódio) nas mãos, escorregava muito e não conseguiu se manter na pista, o que o fez perder várias posições e terminar a prova em 7º lugar. Lewis Hamilton, que já havia parado e estava logo atrás, assumiu a ponta para conquistar a 100ª vitória da carreira. Completaram o pódio Max Verstappen e Carlos Sainz, 27, da Ferrari.

Comemoração da equipe Mercedes após a 100ª vitória de Hamilton. Foto: Reprodução/Fórmula 1.

Com isso, o campeonato de pilotos ainda está bastante embolado: o heptacampeão retomou a liderança (246,5 pontos), mas está a apenas dois pontos de Verstappen (244,5), faltando sete provas para o fim da temporada. Se conquistar o título no final do ano, Hamilton se isola como o maior campeão da história da Fórmula 1.

Foto: Reprodução/Fórmula 1.

LEIA MAIS: Netflix lança série documental sobre a tenista Naomi Osaka

Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: