Nos dias 28 e 29 de novembro, Fortaleza receberá o Movimento de Consciência Negra 2024, evento organizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM) e pela Casa AME – Arte, Cultura e Espetáculo Dom Franco Masserdotti. O evento será realizado na Palhoça Terapêutica, no bairro Bom Jardim, e tem como objetivo promover o diálogo sobre a igualdade étnico-racial, celebrar as contribuições do povo negro, refletir sobre as necessidades e os desafios. Com entrada gratuita, as atividades são abertas ao público, e a participação deve ser confirmada por meio de um formulário online.
Programação
A programação do Movimento de Consciência Negra será marcada por atividades culturais, educativas e reflexivas. Ao longo dos dois dias, o público poderá participar de rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, um festival de culinária afro, roda de samba e uma missa ecumênica com representantes de diferentes religiões afro-brasileiras.
28 de novembro (quinta-feira)
A abertura do evento acontecerá às 9h, seguida pela interpretação do poema “Me gritaram Negra”, de Victória Santa Cruz, pela artista Cris Alves. Em seguida, o Studio de Dança Aline Rodrigues apresenta a coreografia Força e Pudor, com a bailarina Maria Alice. Às 10h, será realizada uma roda de conversa sobre o tema “Por que falar da Consciência Negra: A beleza de cada um, negritude e violência”, com mediação de Ana Maria de Freitas (CDVHS) e participação de outras personalidades parte do movimento negro.
À tarde, as atividades incluem a Oficina de Turbantes, com Geni Sobreira, e a oficina de Trançado de Cabelo Afro, com Ana Vitória Santos. Às 16h, acontecerá uma roda de capoeira com os mestres Chiclete e João Paulo. O dia será encerrado com a apresentação Samba da Vicênça – A Força que vem da Raiz, com Vicênça Soledade de Almeida.
29 de novembro (sexta-feira)
O segundo dia começa com a Oficina de Bonecas Abayomi, conduzida por Balbina Lucas, e com atividades paralelas, como o Trançado de Cabelo Afro, com Kadija, e a Produção de Bijuterias Afro, com Bernadete. Às 13h30, será realizada uma roda de conversa sobre Religiosidade Afro, com a participação de representantes de diversas casas de culto e religiões afro-brasileiras, incluindo Pai Marcos Amorim, Pai Irã Firmino, Mãe Jaque e Pe. Rino Bonvini.
O evento será encerrado com uma celebração ecumênica às 16h, conduzida por Pe. Rino Bonvini e representantes das religiões afro-brasileiras.
Sobre a Casa AME
A Casa AME Dom Franco Masserdotti foi inaugurada em janeiro de 2006 com o intuito de promover a autoestima, o resgate da cidadania e a construção de uma sociedade mais consciente por meio da arte e da cultura. A instituição tem um trabalho contínuo de inclusão social, fortalecendo a cultura e buscando os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Confira detalhes
Movimento de Consciência Negra 2024
Quando: 28 e 29 de novembro
Horário: A partir das 9h
Onde: Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim (Palhoça Comunitária), Fortaleza – CE
A entrada é gratuita, mas é necessário confirmar a participação via formulário online.
Foto de capa: Reprodução/Movimento Saúde Mental.
LEIA MAIS: Festival celebra 10 anos com edição especial dedicada aos grupos cearenses
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Com uma paixão por contar histórias ignoradas pela mídia tradicional, dedica-se ao jornalismo de denúncia e celebração, principalmente ao jornalismo negro. Busco potencializar as vozes não ouvidas e trazer à tona narrativas raciais e sociais que importam: a celebração e resistência negra. Acredito no poder transformador da informação e no papel do jornalista como agente de mudança, comprometida com a justiça social e promoção da diversidade.