Até este sábado, 17, o município de Cachoeira (BA) irá receber uma nova edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Boa Morte. A celebração existe há mais de 200 anos e exalta a fé, a liberdade e a resistência do povo negro. Neste ano, o evento também terá a participação especial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) do estado.
“A Festa da Boa Morte é um momento de grande importância cultural e religiosa para o nosso estado. A Sepromi estará presente para apoiar e garantir que essa tradição do povo negro seja preservada, ao mesmo tempo em que ofereceremos suporte às nossas comunidades na geração de renda e na luta contra o racismo e a intolerância religiosa”, destaca Ângela Guimarães, secretária da Sepromi.
Em curso desde a última terça-feira, 13, a Festa da Boa Morte também promoveu o empreendedorismo negro. Nos dias 14 e 15 de agosto, ocorreu a Feira Afro Bahia, com empreendedores de moda, acessórios, gastronomia, cosméticos, decoração e utensílios, dando destaque à força econômica e criativa da população afrodescendente.
Sobre a Festa da Boa Morte
Registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a festa é realizada pela Irmandade da Boa Morte, uma confraria religiosa formada somente por mulheres negras, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sepromi e das secretarias de Turismo (SeturBA) e de Cultura (SecultBA).
Programação dos próximos dias:
16 de agosto – Sexta-feira
18h – Cozido, seguido de Samba de Roda (Largo D’Ajuda)
17 de agosto – Sábado
18h – Tradicional Caruru e Samba de Roda (Largo D’Ajuda)
Foto de capa: Leonardo Dourado/Pexels.
LEIA MAIS: Trio ‘Os Garotin’ é atração confirmada do Festival Sangue Novo 2024