Atlântico

Nigeriano se torna o primeiro técnico africano a vencer liga europeia

A temporada de 2019/2020 do futebol europeu contou com um momento histórico. O nigeriano Ndubuisi Egbo, 47, se tornou o primeiro técnico africano a conquistar um título em uma liga nacional europeia, o Campeonato Albanês, pelo time KF Tirana. Ndubuisi já foi goleiro da Seleção Nigeriana de Futebol durante a Copa Africana de Nações (CAN) e também do KF Tirana, time que dirige atualmente. 

Antes de ser treinador, Egbo foi assistente técnico do time. Na temporada de 2016/2017, o KF Tirana passou por um rebaixamento após ficar em nono lugar na liga nacional. Depois de preparo psicológico e treinamento interino do time, a ascensão de Egbo ao posto de técnico começou com louvor: o time goleou o rival Partizani por 5 a 0, consolidando o técnico como fator valioso para o desenvolvimento dos atletas

Em entrevista para o ESPN, Ndubuisi falou sobre suas raízes e inspirações no futebol nigeriano. “Treinadores como Christian Chukwu, um dos melhores treinadores que já passei em minha carreira, me ensinaram mais do que apenas sobre futebol. E suas lições me levaram aonde estou hoje”. Chukwu foi o primeiro capitão do Super Eagles a levantar uma taça da CAN, e em 2003 e 2005 levou a seleção nacional às semifinais da competição.

O Tirana, além de atletas nacionais, também conta com atletas de outros países do continente. Os meias Winnful Cobbina (Gana), Lancinet Sidibe (Mali), os atacantes Ismael Dunga (Quênia) e Michael Ngoo (Nigéria) são alguns exemplos do elenco com rostos negros vencedores. 

Foto de capa: Reprodução.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Uganda vence eleições em meio às denúncias de fraude e violência

Compartilhe: