Tela Preta

Viagem das Garotas: uma comédia escrachada

Imagina uma comédia sobre quatro amigas numa viagem incrível, aprontando as maiores loucuras e redescobrindo o valor da amizade. Imagina agora se o elenco principal for 100% negro. Estamos falando de Viagem das Garotas (Girls Trip), o filme de 2017 estrelado pelas atrizes Queen Latifah, Regina Hall, Jada Pinkett Smith e Tiffany Haddish.

Viagem das Garotas conta a história de quatro amigas, inseparáveis desde os tempos da faculdade, que acabaram se distanciando por um tempo, mas resolvem fazer uma viagem juntas para fortalecer a amizade. Elas possuem perfis totalmente diferentes, mas juntas, formam o grupo As Poderosas (Flossy Posse).

Ryan (Regina Hall) é uma escritora que faz sucesso com um livro de autoajuda sobre o seu casamento; Sasha (Queen Latifah) é uma jornalista que trabalha com fofocas de celebridades; Lisa (Jada Pinkett Smith) é uma enfermeira, mãe de dois filhos que é viciada em cuidados; e Dina (Tiffany Haddish) é uma publicitária pra lá de esquentada, que arruma as maiores confusões, mas rende as melhores gargalhadas.

Juntas, elas vão ao Essence Music Festival, um dos maiores eventos de celebração da música afro-americana, que começou a partir de uma revista destinada ao público feminino. O evento é real e acontece todos os anos, desde 1995.

Foto: Divulgação/Universal Pictures.

A descoberta da traição do marido de Ryan é o motriz para todas as situações que as amigas vão viver no festival, como serem expulsas de um hotel cinco estrelas e acabarem em uma espelunca, que funciona como local de prostituição, ou mesmo descer de tirolesa e urinar nas pessoas que estão embaixo.

Sim, Viagem das Garotas é uma comédia super escrachada, com muitas palavras de baixo calão e piadas um tanto picantes. Em uma das cenas do filme, as garotas tomam altas doses de absinto, comprada ilegalmente, e começam a ter alucinações na festa, visões e simulação de sexo com um abajur.

Vale lembrar que o absinto é uma bebida proibida em diversos países, devido às histórias de alucinações e surtos psicóticos ocasionados pelo seu consumo. As reações adversas estão associadas ao seu teor alcoólico, que pode chegar a 89%.

Devido ao humor escrachado, o filme foi, inclusive, comparado ao Se Beber Não Case! (The Hangover) em muitas críticas. Segundo o Rotten Tomatoes, site norte-americano agregador de críticas de cinema, o filme teve 89% de aprovação

Mesmo com o sucesso alcançado com a crítica norte-americana e com o sucesso de bilheteria, no Brasil, o filme não foi distribuído nos cinemas, entrando direto para o catálogo de streaming Telecine e Netflix. Apenas num primeiro final de semana de lançamento nos Estados Unidos, o filme superou o orçamento de produção.

Ainda assim, há rumores de que uma sequência do filme está sendo roteirizada.

Tiffany Haddish roubou a cena e os prêmios

A atriz roubou a cena e ficou com os prêmios do filme. Não à toa, uma vez que a personagem de Haddish é uma das mais engraçadas. 

Tiffany levou o prêmio de melhor comediante pelo MTV Movie Award; melhor atriz coadjuvante pelo New York Film Critics Circle Award e também pelo NAACP Image Award.

Desde a atuação no filme, ela vem sendo convidada para participar de diversas obras interessantes e agregadoras, inclusive para papéis distantes do humor, como a minissérie A Vida e a História de Madame C.J. Walker (Self Made), produção original Netflix, na qual interpreta uma das personagens principais, Lelia Walker.

Confira o trailer:

Ficha técnica

Viagem das Garotas

Ano: 2017
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Duração: 122 min
Direção: Malcolm D. Lee 
Roteiro: Erica Rivinoja, Kenya Barris,Tracy Oliver
Produção: William Packer, Malcolm D. Lee
Elenco: Regina Hall, Queen Latifah, Jada Pinkett Smith , Tiffany Haddish, Mike Colter, Kate Walsh
Disponível: Netflix

Foto de capa: Divulgação/Universal Pictures.

LEIA TAMBÉM: É bem provável que você se identifique com a série Run The World

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: