Tela Preta

Nós: o que o homem pode criar é muito mais aterrorizante

Como fã de filmes de terror, preciso dizer que não há nada mais aterrorizante do que aquilo que sabemos que o homem realmente pode criar, e não estou dizendo que filmes sobrenaturais ou sobre assassinos misteriosos são ruins.

Mas imagine assistir a filmes de terror onde a ciência, tecnologia e inteligência humana foram os criadores do mal? Foi assim quando assisti O Hospedeiro, de Bong Joon-Ho e, mais recentemente, com Nós (2019), de Jordan Peele. Joon-Ho chocou com uma espécie de criatura que se desenvolveu a partir de um “acidente” com despejo de químicos, enquanto Peele nos assombra com nossa própria sombra.

Sim, são nossas sombras ou uma espécie de sósias meio zumbis que criam o terror no filme Nós. Esses sósias foram criados pelo próprio homem no submundo dos Estados Unidos, numa tentativa de controlar os homens que estavam acima dos esgotos. Abandonados numa experiência falha, eis que os sósias decidem buscar seu espaço na Terra, seu lugar ao sol.

Tudo começa com uma viagem da família Wilson a Santa Cruz, uma cidade praiana no estado da Califórnia (EUA). Apesar da viagem de férias, a matriarca, Adelaide (Lupita Nyong’o) não parece à vontade e está o tempo inteiro envolta em lembranças da visita que fez ao local quando ainda era criança.

Foto: Reprodução.

Por meio de flashbacks, acompanhamos a pequena Addy (Madison Curry) e seus pais numa noite no parque. Enquanto seus pais passam a maior parte do tempo discutindo, Addy acaba se afastando e se perdendo, entrando numa espécie de sala dos espelhos (fique de olho nessa cena, pois move todo o desfecho). Depois do incidente, a pequena passa um bom tempo sem falar e numa espécie de readaptação à vida pós-trauma. 

Apesar do desconforto de Adelaide, a família se diverte e busca aproveitar cada momento. Zora (Shahadi Wright Joseph) é a filha mais velha, adolescente. Jason (Evan Alex) é o filho mais novo, que vive tentando fazer mágica, especialmente com fogo. Gabe (Winston Duke) é o patriarca da família que deveria funcionar como o alívio cômico do filme, mas confesso odiar esse personagem, pois parece bobo e passa a maior parte da trama como um peso, sempre achando que vai lutar contra o inimigo e se dar bem. 

Na primeira noite da família em Santa Cruz, eles são confrontados por quatro sujeitos do lado de fora de sua residência. Apesar da distância, o espectador consegue perceber que se trata de uma família de quatro pessoas, nos mesmos moldes da família Wilson. Amedrontados, eles tentam convencer os visitantes indesejados a partirem, sem sucesso.

A partir deste momento conhecemos a face dos Reds, os sósias que vestem-se todos com macacões vermelhos. A família Wilson é feita refém, enquanto a líder dos sósias, Adelaine Red, a única membro dos Reds que consegue se comunicar através da fala, conta como funciona a criação dos Reds, que nascem a cada momento em que um humano nasce. Eles, de fato, são uma sombra ou um tipo gêmeo que vive nos esgotos e reproduzem tudo que ocorre com o ‘original’. Se o ‘original’ se casa, a cópia se casa. Se tem filho, a cópia também tem filho, e todo o círculo é semelhante.

Agora os Reds buscam vingança, assassinando todos os originais e tomando seus lugares. Os assassinatos começam a ser noticiados em todos os jornais, enquanto a família Wilson tenta se livrar de suas cópias do mal.

Quando conseguem fugir por um momento, eles se dirigem até a casa do casal de amigos brancos Kitty (Elisabeth Moss) e Josh (Tim Heidecker), pais das gêmeas Becca (Cali Sheldon) e Lindsay (Noelle Sheldon) uma família branca. Todos sempre se vangloriam de suas conquistas e privilégios. Ao chegar a casa, eles se deparam com uma cena de horror, e a família já foi assassinada por suas cópias.

A partir daqui, qualquer linha sobre o filme seria ainda mais spoiler, então, prefiro privá-los de contar toda a história, que está disponível no Amazon Prime.

Vale dizer que Jordan Peele joga com a criação da identidade de uma pessoa, diferente de Corra!, onde o racismo estava escancarado. Em Nós, a questão é: somos originais ou cópias de alguém que vive no submundo? Estamos reproduzindo nossas próprias ações e desejos? Existe mesmo a ideia de mocinhos e vilões

E o mais importante: o quanto você está prestando atenção aos detalhes de cada filme que assiste? Fica a pergunta, pois as respostas para o desfecho de Nós estão do início ao fim.

Confira o trailer:

Ficha técnica

Nós
Título original:
Us
Ano de produção: 2019
Duração: 116 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Suspense e Terror
Países de origem: Estados Unidos da América
Direção: Jordan Peele
Roteiro: Jordan Peele
Elenco: Elisabeth Moss, Evan Alex, Lupita Nyong’o, Shahadi Wright Joseph, Tim Heidecker, Winston Duke, Anna Diop, Cali Sheldon, Duke Nicholson, Kara Hayward, Madison Curry, Noelle Sheldon, Yahya Abdul-Mateen II

Foto de capa: Reprodução.

LEIA TAMBÉM: A Lição de Moremi: um drama sobre assédio

Ouça o episódio #11 – Os impactos da pandemia nas trabalhadoras domésticas:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: