Ceará Som de Preto

Novo single de Caiô “Essa é pra ficar na lpz” fala de prestígios e frustrações na música

O novo single de Caiô “Essa é pra ficar na lpz”, lançado nesta quarta-feira, 20, fala do ativismo de um artista negro em defesa das pautas raciais e da independência artística. O cearense mostra o vigor da produção musical independente local, combinando o rock de favela com reggae, hip hop e influências da cultura nordestina. O lançamento do clipe será na próxima segunda-feira, 25. Além de ter sido disponibilizada nas plataformas digitais, a música tocará no Festival Black Era Fortal.

No novo single “Essa é pra ficar na lpz”, Caiô lança uma fusão única de hip hop alternativo, trip hop, reggae e o já consagrado ‘rock de favela’ cearense. E traz um texto profundo, falando de pressões e frustrações entre vida cotidiana e carreira musical. Recentemente, Caiô lançou a edição Deluxe do seu EP de estreia, EP PRIS. A música traz ainda questões sociais e raciais, temas recorrentes no trabalho de Caiô.

O artista cearense, que já produziu discos, como “Original Fortal” (Outragalera) e “Jesus Ñ Voltará” (Mateus Fazeno Rock), assina inteiramente a produção, composição e gravação de seu single. A mixagem ficou a cargo de Felipe Couto (CE), com masterização de Buguinha no estúdio Mundo Novo (PE).

LEIA TAMBÉM: Festival Mungunzá celebra Dia da Consciência Negra com cultura afro-brasileira e quilombola

Sobre o clipe, a produção visual do projeto traz uma edição que combina ritmo e imagem. As gravações aconteceram no estúdio de música Lady Leusa, com a colaboração de Deyse Herle (produção, assistência de direção, assistência de figurino e maquiagem), Murilo da Paz (direção, edição e montagem) e Anderson Maribé (cabelo/dreads).

Foto: Anna Eliz Lopes.

O ensaio fotográfico que ilustra a capa do single e esse texto foi ambientado na praia da Leste Oeste, litoral entre os bairros Pirambu e Moura Brasil, passando um ar de contemplação do espaço-tempo, e o sossego possível dentro da realidade. A direção de fotografia e a produção ficou por conta de Lucas Rocha, fotografia analógica de Anna Eliz Lopes e com apoio de locação da Barraca Foi Sol.

LEIA TAMBÉM: Participe da construção do Fundo Negrê e concorra a sorteio de prêmios

Caiô e sua autonomia criativa e coletiva

“Essa é pra ficar na lpz” traz um ponto de inflexão em sua carreira, segundo relata o artista cearense Caiô. “A faixa é uma afirmação da minha autonomia criativa. Ela reflete a minha experiência no cenário musical independente e o desejo de comunicar as lutas e vitórias que fazem parte da minha trajetória”.

“O que me inspira é contar esse ponto de vista e também continuar me comunicando através da música com as pessoas que se sentem transpassadas pelo meu som, diz Caiô. Ele é influenciado diretamente por ritmos ligados à produção negra, e, há anos, explora essa pesquisa; traz consigo a proposta de compartilhar suas vivências, percebendo certos sentimentos como experiências coletivas.

LEIA TAMBÉM: Batuque do Dipas realiza apresentação no Dia da Consciência Negra

Sobre o artista

Caio Fábio da Silva Batista (Caiô) é compositor, artista e produtor musical cearense, com quase 20 anos de carreira, marcado pelo ativismo e valorização da cultura cearense. Está à frente da banda Groovytown por 10 anos, banda pioneira no samba rock no Ceará, e, com eles, lançou álbum como cantor. Já com Outragalera e o artista cearense Mateus Fazeno Rock, produziu álbuns que misturam ritmos, como rock de favela, hip hop, reggae e a afirmação da identidade nordestina na música.

Como compositor, suas músicas foram interpretadas por artistas renomados, incluindo Margareth Menezes e Anelis Assumpção, Lorena Nunes, Mateus Fazeno Rock, entre outros. Autodidata, Caiô atua em diversas linguagens artísticas, também se destacando na área da produção cultural. Atualmente, Caiô é aluno do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e também se dedica à
produção cultural, onde é um dos fundadores do Festival Black Era Fortal.

Fique por dentro!

Lançamento do single “Essa é pra ficar na lpz”

Data: 20/11/2024
Local: Plataformas digitais e no Festival Black Era Fortal

Ficha técnica de “Essa é pra ficar na lpz”

Voz: Caiô
Beat, Programação, Baixo Samples, Violão: Caiô
Piano Elétrico, Sintetizador, Drum Machine e Programação: Felipe Couto
Mixagem: Felipe Couto
Masterização: Buguinha Dub
Gravação: Lady Leusa Estúdio de Música por Rafael Guedes e no estúdio As vozes da cabeça por Caiô

Lançamento do clipe “Essa é pra ficar na lpz”

Data: 25/11/2024
Local: Plataformas digitais

Foto de capa: Lucas Rocha.

LEIA TAMBÉM: Rachel Reis apresenta “Canto da Sereiona” no mês de dezembro em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: