O novo single do cantor, compositor e produtor musical baiano Cândido, “Preta”, chegou as plataformas digitais no último dia 8 de setembro. A faixa vem acompanhada de um videoclipe carregado de pura sensualidade e pode ser assistido no YouTube do artista.
Desde 2020, o baiano lançou três singles no mesmo formato e assim vem se tornando conhecido na cena e construindo uma identidade musical com influência da MPB e da música afro-brasileira. Após seu último lançamento em maio deste ano, o EP Duo Ninho, Cândido agora divulga o single “Preta“.
Que pode ser descrito como a contemplação da sensualidade da mulher negra, a letra fala de uma relação afrocentrada, enquanto a melodia revela o clima de um encontro amoroso. Com um balanço envolvente e influências da música neo africana e da nova MPB resultando em uma combinação sonora cativante que convida a dançar.
O videoclipe é estrelado pela dançarina, modelo e professora Nana Sarah e tem direção de fotografia de Heder Novaes . Nas imagens vemos uma mulher em sua vivência diária de autocuidado e afeto com seu próprio corpo, cabelo, pele e sua intimidade.
A intenção era refletir a composição de Cândido e mostrar a essência da mulher negra através dos detalhes que formam a sensualidade mais sútil, em seus versos estimular que homens e mulheres observem, através da música “Preta“, com encantamento e fascínio mulheres pretas que são historicamente tão objetificadas pela sociedade como um todo.
“Eu compreendo enquanto homem cis negro, que nós homens, temos uma dívida histórica com as mulheres negras, sobretudo as mulheres pretas retintas, e que é nosso dever enquanto artistas e pensadores desse novo tempo, valorizar e estimular novas práticas através da nossa escrita. Eu também sou pai de meninas e também sou professor, não há como não elencar isso na hora de falar sobre mulheres negras em minha obra!”, afirma Cândido.
Foto de capa: Heder Novaes.
LEIA TAMBÉM: Cantora maranhense Bia Mar será jurada da Academia Prêmio Multishow 2023