A plataforma digital Pretos no Direito é um portal que atua como uma exposição de vagas exclusivas para os advogados e advogadas. O site direciona profissionais negros, através de um banco de dados, com o objetivo de facilitar a busca por vagas no mercado de trabalho, tanto para os jovens recém-formados como para os mais experientes.
A proposta do portal é que os próprios escritórios busquem por esses profissionais, evitando que eles se sujeitem a situações constrangedoras e de cunho racista nos processos seletivos de determinadas empresas.
Em entrevista ao portal Alma Preta Jornalismo, o advogado Danilo Costa, idealizador da plataforma, explica que “as empresas que nos procuram são corporações em busca de advogados negros. Isso serve também de inspiração e motivação para quem está procurando uma oportunidade”.
Pessoas negras no mercado de trabalho
É evidente que a realidade do Brasil é bastante desigual quando tratamos de pessoas negras no mercado de trabalho e afins. Em pesquisa feita pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) com nove das maiores empresas de advocacia do país, percebeu-se que apenas 1% dos advogados ocupantes dos cargos são negros.
Por esse motivo, nasce a necessidade de criação e desenvolvimento do projeto, auxiliando na inserção de negros no mercado jurídico, principalmente nas grandes empresas e escritórios, e tentando uma conexão entre estudantes e profissionais negros com essas empresas, com a formação de um ambiente jurídico inclusivo do ponto de vista racial.
Fabiana Manuela, que também é uma das administradoras do site, acredita no resultado positivo e proporção que o projeto alcançou em pouco tempo. “Começar como um acervo de currículos e, de repente, estar divulgando vagas, mantendo a interação com os candidatos e com as empresas, é algo realmente inspirador, pois a gente sabe que é difícil o enfrentamento do racismo corporativo, que promove desigualdade e faz parte da nossa vivência”, afirma.
Danilo Costa ressalta que a plataforma anseia ser conhecida por mais profissionais e abranger todas as regiões do Brasil, criando um círculo de contratação. Ele detalha a necessidade do projeto, Pretos no Direito, em “se tornar referência na busca de novos talentos pretos, desse modo, aumentando a quantidade de profissionais no mercado de trabalho, diminuindo essa desigualdade racial, existente no espaço jurídico”.
Para que essa proposta tenha continuidade, a plataforma está em busca de parcerias, até mesmo com outras áreas de conhecimento e formação profissional.
Saiba detalhes
Para acessar a plataforma, clique aqui.
*Com informações do portal Alma Preta Jornalismo
Foto de capa: Gustavo Fring/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Abertas inscrições para programa gratuito de capacitação para mulheres artistas visuais
Ouça o episódio #10- A segurança pública está a serviço de quem?:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
É natural de Lajes, interior do Rio Grande do Norte, mas atualmente reside em Natal. Tem 26 anos, com formação em Design de Moda. Está cursando o 6º período de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e finalizando sua especialização em Design de Produtos de Moda pelo Senai Cetiqt.