Notícias Radar Negro

Rede de podcasts com assuntos sobre África abre campanha de financiamento coletivo

A rede de podcasts Ponta de Lança (PDL) abre sua campanha de financiamento coletivo nesta quinta-feira, 15. A ideia é fortalecer a produção de conteúdos variados sobre cultura, esporte e política com foco nos 54 países do Continente Africano. Ao todo, eles entregam ao público três produtos: África em Pauta, Mama África Continente e Mama África FC.

No dia 4 de fevereito deste ano, o Ponta de Lança também estreou o podcast Odum sobre enredos de Carnaval sobre África. A iniciativa de Odum foi reviver enredos e memórias carnavalescas de várias cidades brasileiras que homenagearam a história de África e de personagens diaspóricos.

Prestes a fazer dois anos de existência, o projeto registra um grande crescimento nas redes sociais e nas plataformas de streaming. São mais de 6,7 mil seguidores no Twitter, 1 mil no Instagram, mais de 2,3 mil curtidas na fanpage do Facebook e mais de 18 mil reproduções nas plataformas de áudio.

O jornalista e um dos fundadores do Ponta de Lança, Luis Fernando Filho, 24, afirma que a ideia de criar o financiamento coletivo surgiu devido ao desejo de melhorar a estrutura de produção, especialmente dos podcasts, carros-chefe da casa. “A intenção do nosso financiamento é fortalecer uma melhor estrutura de produção, já que temos muitas horas gravadas mensalmente. Para produzir com mais qualidade sobre o Continente Africano, é necessário tornar o Ponta de Lança um projeto sustentável”.

O jornalista ainda ressalta a importância do projeto. “Ele nasceu da ideia de transformar a visão sobre África, através da informação. Ou seja, o PDL surge no contexto de contrapor os estereótipos e aproximar a diáspora africana dos países do continente. É um modo revolucionário de ver o jornalismo”.

Sobre o Ponta de Lança

Existente desde maio de 2019, o Ponta de Lança, ainda carinhosamente chamado de PDL, propõe estreitar os laços entre Brasil e África, através da difusão de informação e do debate sobre três assuntos principais: esportes, cultura e política do Continente Africano.

A iniciativa é composta por oito integrantes negros e negras – Luis Fernando Filho, Karoline Cardoso, Bruno Negrão, Giulia Santos, Lyz Ramos, Dinho Liberito, Marcus Carvalho e Rubens Guilherme Santos – que produzem os assuntos voltados para abordar cultura, esportes e política na África com caminhos opostos ao da mídia tradicional.

O projeto é pioneiro na criação desse tipo de conteúdo no Brasil. É uma iniciativa necessária e urgente de descolonização da mídia brasileira.

A partir da #PaixãoPorOusar, expressa a dedicação dos integrantes em produzir conteúdos sobre África para o público brasileiro. Todos os episódios estão disponíveis nas plataformas do Spotify, Castbox, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e Orelo.

Saiba como contribuir

Você pode apoiar a campanha com qualquer quantia pelo Pix (sem recompensas) ou assinando um dos seguintes planos do PicPay:

Chave Pix

[email protected]

Pic Pay

Plano Sankara: 10 reais (recompensa: grupo aberto no Telegram)

Plano Nzinga: 15 reais (recompensas: grupo no Telegram e newsletter mensal com as produções do PDL)

Confira as redes sociais

E-mail

[email protected]

Instagram

@pontalancapdl

Twitter

@pontalancapdl

Facebook

@pontalancapdl

Youtube

Canal do Ponta de Lança PDL

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Série em podcast com participação de cearense relembra 10 anos da primeira Copa do Mundo em solo africano

Ouça o episódio #10- A segurança pública está a serviço de quem?:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: