Radar Negro

Prêmio Neusa Maria de Jornalismo está com inscrições abertas até sábado

A 1ª edição do Prêmio Neusa Maria de Jornalismo está com inscrições abertas até as 18 horas do próximo sábado, dia 24 de outubro. A premiação tem como objetivo reconhecer e homenagear o trabalho de profissionais de mídia trans e não-brancos. A honraria foi criada pelo portal Alma Preta Jornalismo para trazer visibilidade para repórteres menos favorecidos em outras premiações jornalísticas.

As inscrições vão até as 18 horas do dia 24 de outubro. As reportagens que podem ser inscritas precisam ter sido publicadas entre dezembro de 2019 e 24 de outubro de 2020, em qualquer veículo de comunicação. Não podem ser inscritos trabalhos realizados por pessoas brancas cisgênero, e caso sejam coautoras da reportagem não serão homenageadas.

As grandes premiações do jornalismo tem um número significativo de pessoas brancas, cisgênero e pertencentes a espaços mais elitizados e, mesmo com todos os avanços sociais, profissionais negros e trans ainda não tem o devido reconhecimento. A intenção, neste caso, é que o trabalho destas pessoas seja valorizado por seu próprio grupo social.

O prêmio leva o nome da jornalista Neusa Maria Pereira, 65, formada pela Cásper Líbero e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado(MNU). Esteve à frente da organização de protestos contra a violência policial contra a população negra no período da ditadura militar e foi a primeira mulher negra a publicar um texto sobre feminismo negro em um jornal brasileiro.

Todos os inscritos serão considerados vencedores, e a homenagem acontecerá na noite do dia 25 de outubro. Acompanhe utilizando a hashtag: #PremioNeusaMariaDeJornalismo.

Foto de capa: Sérgio Silva/Ponte Jornalismo.

LEIA TAMBÉM: Mestrado e doutorado em História da UFC abrem inscrições com cotas

Compartilhe: