A premiação +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira pretende reconhecer o trabalho de jornalistas negros, profissionais de imagem e vídeo e veículos negros. Em sua primeira edição, o prêmio é uma iniciativa do Jornalistas&Cia em parceria com 1 Papo Reto, Neo Mondo e Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação. As indicações vão funcionar por meio de uma eleição em dois turnos de votação aberta a todo o meio do Jornalismo e da Comunicação.
Na edição deste ano, a premiação vai eleger o TOP 50 Profissionais Brasil, os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo e os TOP 5 Veículos de Comunicação. Haverá também três homenagens especiais; Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama (escolherá um(a) jornalista negro(a) da imprensa brasileira por sua história profissional), Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes (escolherá um(a) jovem jornalista negro(a) que tenha se destacado na profissão entre 2022 e 2023) e Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria (escolherá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão).
Para participar da votação, é necessário fazer um rápido cadastro online com nome completo, e-mail, veículo ou agência em que trabalha e cargo que ocupa. O prêmio vai proporcionar aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade e data a serem definidas posteriormente, levando em consideração o calendário de iniciativas das celebrações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Sobre a premiação
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma realização conjunta de Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP de Jornalistas e objetiva reconhecer jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro.
A premiação é ainda uma contribuição para o fomento de maior diversidade, equidade e inclusão nas redações jornalísticas do Brasil, e, em consequência, das pautas e fontes presentes no dia a dia da linhas editoriais. Além da valorização do jornalismo local e regional. Feito de forma anual, o prêmio foi concebido para fazer parte do calendário do Dia da Consciência Negra.
Confira o calendário do prêmio
24/08/2023 – Lançamento do prêmio
31/08/2023 – Início do 1º turno
14/09/2023 – Final do 1º turno
15 a 19/09/2023 – Apuração do 1º turno
20/09/2023 – Divulgação do resultado parcial
21/09/2023 – Início do 2º turno
05/10/2023 – Final do 2º turno
06 a 09/10/2023 – Apuração do 2º turno
10/10/2023 – Divulgação do resultado final
13/11/2023 – Entrega da premiação
Faça as suas indicações!
Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras de Imprensa Brasileira
Confira o regulamento: aqui.
Faça seu cadastro e suas indicações: aqui!
Foto de capa: Traoré Salam/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Paulo Gonzaga lança versão gravada do curso online sobre masculinidades negras