Bahia

Professora da UNEB integra eventos internacionais sobre direitos humanos

A professora de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e fundadora do Instituto Jus Esperança, Anhamoná Brito, está cumprindo agenda internacional desde segunda-feira, 22, em atividades sobre a reversão de violências e a garantia de direitos humanos de comunidades vulnerabilizadas. A intelectual segue no exterior até o dia 28 de abril, integrando a comissão científica de eventos internacionais.

Em Vigo, na Espanha, a pesquisadora apresentará um estudo sobre a própria experiência com povos indígenas e quilombolas, com destaque na organização Movimento Unido dos Povos Indígenas da Bahia (MUPOIBA). Já em Paris, na França, ela apresentará um trabalho acadêmico no II Encontro de Alto Nível França – Brasil, organizado pelo Centro d’Études Avancées em Éducation et Développement Durable. A temática aborda os desafios à garantia de direitos de pessoas ameaçadas de morte frente às novas tecnologias, centrada no compartilhamento de dados e superexposição da imagem.

Anhamoná Brito em evento internacional. Foto: Divulgação.

“Nesta viagem, também pretendo identificar possíveis áreas de cooperação com a UNEB. Além disso, em agenda paralela aos eventos, buscarei aproveitar a oportunidade para dialogar com alguns pesquisadores brasileiros em Paris e Vigo, firmando alianças acadêmicas; além do estabelecimento de vínculos de apoio ao ativismo de sujeitos subalternizados, a exemplo de negros, mulheres e migrantes brasileiros neste território, tendo a nossa UNEB como um importante ponto de apoio”, afirma Anhamoná.

Sobre a Anhamoná Brito

Além de Doutora em Análise Cognitivas e Professora na UNEB, Anhamoná é fundadora do Instituto Jus Esperança, dedicado à promoção da justiça e da igualdade. Com expertise em temas como participação popular, acesso à justiça e violências de gênero, raça e etnia e abordagem interdisciplinar, ela busca não apenas entender os desafios das populações vulneráveis, mas também encontrar soluções eficazes para garantir direitos e dignidades.

Pesquisas e Parcerias Globais

Além do trabalho acadêmico e social, Anhamoná Brito também se destaca pela realização de pesquisas e construção de parcerias globais. Ao longo da carreira, ela auxiliou diversas instituições e pesquisadores, para encontrar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelas populações. Com isso, Anhamoná busca promover o diálogo e a troca de experiências entre diferentes contextos culturais e jurídicos, contribuindo para o avanço da defesa dos direitos humanos em escala global.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Festival Tempero do Subúrbio de Salvador recebe inscrições para empreendedores da gastronomia

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: