O projeto “Pretos no Mestrado” está com inscrições abertas para a segunda turma de seu programa de mentoria até o próximo dia 28 de março. O intuito é apoiar pessoas negras e indígenas interessadas em ingressar na pós-graduação stricto sensu (Mestrado). As candidaturas são feitas por meio de preenchimento de formulário online de forma gratuita.
A iniciativa busca reduzir as desigualdades raciais no acesso ao ensino superior; conectando pessoas candidatas que já estão inseridos no espaço acadêmico ao mestrado e doutorado, oferecendo suporte e orientação ao longo do processo seletivo. O programa de mentoria ocorre em duas fases: inscrição e entrevista.
Sobre o projeto
O Pretos no Mestrado nasceu em 2022 com o objetivo de quebrar as barreiras enfrentadas por pessoas negras e indígenas no acesso à pós-graduação e, hoje, se consolida como uma rede de apoio que fortalece a presença destas pessoas em universidades públicas ou privadas. Além da mentoria, o projeto também promove ações gratuitas de engajamento, como debates, rodas de conversa e compartilhamento de informações essenciais para quem deseja ingressar obter mais uma titulação.
Confira detalhes
Prazo máximo: 28/03/2025 (sexta-feira)
Requisitos: ser uma pessoa negra ou indígena que deseja ingressar no Mestrado
Formulário de Inscrição para o Programa de Mentoria Pretos no Mestrado 2025
Gratuito!
Foto de capa: Freepik.
LEIA TAMBÉM: Amazon e Companhia das Letras lançam prêmio para escritores negros independentes
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Com uma paixão por contar histórias ignoradas pela mídia tradicional, dedica-se ao jornalismo de denúncia e celebração, principalmente ao jornalismo negro. Busco potencializar as vozes não ouvidas e trazer à tona narrativas raciais e sociais que importam: a celebração e resistência negra. Acredito no poder transformador da informação e no papel do jornalista como agente de mudança, comprometida com a justiça social e promoção da diversidade.