Pernambuco

REC’n’Play 2023 anuncia presenças negras na edição deste ano

A partir desta quarta-feira (18), o REC’n’Play 2023 toma conta das ruas do Bairro do Recife (PE). O festival nasce da necessidade de popularizar eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo, se tornando um dos maiores eventos do país sobre o tema.

Com mais de 600 atividades gratuitas, o evento tem duração de quatro dias e finaliza no próximo sábado (21). Acesse a programação completa baixando o app do “REC’n’Play 2023” no seu celular.  Para participar das palestras, debates, rodadas de negócios, oficinas e formações basta se inscrever no Sympla.

Foto: Divulgação

A primeira edição do o REC´n´Play foi em 2017. A programação artística e cultural da o tom de “Carnaval do Conhecimento”, a que se propõe o festival. A expectativa de público para este ano é superar a marca de 20 mil pessoas presentes na edição anterior, com a expectativa de mais de 60 mil pessoas compareceram.

O tema do REC’n’Play 2023 é “Pontes pra Conectar as Margens” e se subdivide em quatro eixos temáticos: Tech, Cidades, Economia Criativa e Empreendedorismo. Entre as novidades desta quinta edição estão a Arena de Negócios, para os empreendedores, e o aulão do ENEM.

Confira algumas atrações negras do REC’n’Play 2023

Entre os nomes conhecidos do grande público estão o produtor musical, Kondzilla; A ativista social, Domitila Barros; O músico e compositor, Marcelo Falcão; O vocalista da banda BaianaSystem, Russo Passapusso; O roteirista e apresentador do podcast História Preta, Thiago André; A fundadora da plataforma de educação racial Diver.ssa, Ítala Herta.

Também estará presente a fundadora da Wakanda Educação, Karine dos Santos Oliveira; O presidente global da Central Única das Favelas, Preto Zezé; O jornalista, Pedro Lins; A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; O fundador da agência publicitária Black Influence, Ricardo Silvestre; o fundador da associação Fruto de Favela e do centro de inovação, sustentabilidade e tecnologia Hub.Periférico, Daniel Paixão.

Além das apresentações musicais da representante feminina no brega funk pernambucano, Rayssa Dias; e O show de comemoração de 35 anos da banda de rock-hardecore pernambucana Devotos. 

Karine Oliveira 

A fundadora da Wakanda educação, Karine dos Santos Oliveira participar de duas atividades a primeira delas é a palestra do eixo empreendedorismo “a necessidade como combustível para aprender“, na quinta-feira, 19, às 13h, na Cesar school Brum. A segunda a participação dela é no no mesmo dia, às 17h, na escola do Pilar. Onde será gravado podcast “De Propósito” com o mediador Pedro Verda, o foco da atividade é inspirar a audiência a impactar positivamente suas comunidades. Karine é uma empreendedora baiana de 27 anos, graduanda em serviço social, palestrante TedX. Ela trabalha com emancipação financeira de empresários negros, foi eleita uma das mentes brilhantes abaixo dos 30 anos pela revista americana Forbes, Forbes under 30.

Russo Passapusso

Roosevelt Ribeiro de Carvalho, o Russo Passapusso participa da mesa redonda “Borogodó cultural: uma escola chamada Brasil!“ na quinta-feira, 19, 14h, na Livraria Jaqueira. Passapusso é um cantor e compositor baiano, de Feira de Santana. Produtor musical e vocalista da banda BaianaSystem, Russo fez parceria com artistas de renome como Gilberto Gil, Elza Soares, Margareth Menezes, Gilsons, Tropkillaz, Karina Buhr até mesmo com artistas internacionais como Manu Chao. Em 2023, ele fará a turnê do seu segundo disco solo e lançamentos da BaianaSystem em parceria com o grupo Olodum. 

Ítalo Herta

A fundadora da plataforma de educação racial Diver.ssa, Ítala Herta participa da mesa redonda “O poder das marcas para a transformação social“, na quarta-feira, 18, às 16h00 na Livraria da Jaqueira. A atividade se propõe a discutir a missão social das marcas e como elas podem auxiliar na construção de um futuro coletivo. Ítala é baiana, formada em relações públicas, consultora do comitê de diversidade inclusão Ambev e foi eleita um dos 50 nomes multiplicadores da criatividade no Brasil pela revista Wired. 

Pedro Lins

O apresentador de um dos principais telejornais pernambucanos, o NETV primeira edição, Pedro Lins participa da palestra “o poder da mudança em uma carreira de sucesso”, na quarta, 18, 16h, no espaço Sebrae. Isso porque quando Pedro atingiu o auge do que se pode esperar dentro do telejornalismo local ele decidiu que era hora de mudar, deu uma pausa na carreira e embarcou numa viagem para Londres em busca de mais conhecimento na sua área. Pedro é formado em jornalismo, já atuou nas modalidades jornalísticas do rádio, impresso e online. Tem 15 anos experiência em emissoras de televisão como Globo e SBT, MBA em marketing digital, pós-graduação em tecnologia, inovação e inteligência.

Daniel Paixão

O fundador da associação Fruto de Favela e do HUB.periférico, Daniel Paixão é uma jovem liderança de 22 anos. Daniel vem da periferia de Paulista (PE) cria seu primeiro empreendimento social aos 14 anos construindo assim uma trajetória impressionante. Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) ele é um dos curadores do evento. Daniel participa de duas atividades, a primeira delas é a palestra “ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis” na quarta-feira, 18, às 12h, no espaço Sebrae. A segunda é o painel “ IdeaClima-Apresentação das Soluções Vencedoras”, que acontece na sexta, 20, 16h, no auditório do Centro de Artesanato.

Kondzilla

O premiado produtor musical, Konrad Dantas, o Kondzilla, apresenta a palestra “Da quebrada para o mundo” no dia 18/10, às 10h, no Cais do Sertão. Ele vai contar sua trajetória de sucesso a partir de sua origem no subúrbio de Guarujá (PS) e compartilhar sua experiência com Economia Criativa, audiovisual, diversidade e inclusão. Konrad é diretor de criação, produtor, empresário e apresentador de TV. Fundador da produtora audiovisual e selo musical Kondzilla, além de ser um dos responsáveis pelo sucesso internacional do funk brasileiro.

Domitila Barros

A empresária, ativistas social, influenciadora e modelo, Domitila Barros além de ser uma das curadoras do festival, também vai apresentar o Workshop sobre empreendedorismo “Pitch It real Good”, no dia 18/10, às 14h, no auditório da Escola Técnica do Porto Digital, na ocasião os participantes terão a oportunidade de aprender a fazer um pitch (uma apresentação de negócios verbal muito breve) eficiente. A sua marca She is from the jungle incentiva mulheres nordestinas a movimentar a economia local produzindo roupas e acessórios artesanalmente e de forma sustentável. 

Marcelo Falcão

O vocalista do grupo o Rappa, Marcelo Falcão participa da palestra “Refletir e resistir: Marcelo Falcão – imaginação e criatividade na música de hoje”, quarta-feira, 18, as 14h, para conversar sobre novas formas de imaginação criar e criatividade no cenário musical atual. Ele também se apresenta na quinta-feira, 19, no palco , localizado na Praça do Arsenal. Marcelo é conhecido por dar voz a canções emblemáticas como “Minha Alma”, “Pescador de Ilusões” e “Me Deixa”. Em sua carreira solo, Falcão colaborou com artistas da nova geração, como Hungria Hip Hop, Filipe Ret e Iza, conquistando um público jovem. Artista premiado nacional e internacionalmente, Falcão segue se apresentando no circuito de festivais musicais do Brasil. 

Thiago André

O roteirista e apresentador do podcast narrativo sobre memória histórica da população negra, História Preta, Thiago André é uma das atrações deste  REC’n’Play. Ele participa como mediador de cinco atividades, em três dos quatro dias de festival. Na quarta-feira, 18, ele media as palestras de Kondzilla e Marcelo Falcão. Na quinta-feira, 19, ele ativa a mesa redonda de Preto Zezé. Na sexta-feira, 20, as 10h, no Cesar Tiradentes, ele participar da roda de conversa “Creators Economy: desafio da produção de conteúdo fora do eixo Rio-São Paulo”, com os criadores de conteúdo, canabica.mente, Mika Santana (PE) e  hojeediadebahea, Danilo Santiago (BA). Às 13h da tarde, no Auditório da Escola Técnica Porto Digital, ele conduz a palestra “Estratégias de crescimento e monetização de podcast“, onde ele divide com o público as estratégias de crescimento, monetização que utilizou no seu projeto para mantê-lo rentável. Além de podcaster, Thiago é graduado em história pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Serviço:

REC’N’PLAY 2023

Quando: De 18 a 21 de outubro

Onde: Bairro do Recife

Outras informações: http://recnplay.pe

Foto de capa: Pexels

LEIA TAMBÉM: 6 reflexões de Carolina Maria de Jesus sobre a vida, arte e fome

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: