Notícias

Segundo volume das HQs Contos dos Orixás está em financiamento coletivo

De autoria de Hugo Canuto, a HQ Contos dos Orixás 02 — O Rei do Fogo é a segunda da série de HQs Contos dos Orixás, que surgiu de duas paixões do autor: a primeira, pelo legado das culturas que moldaram a terra de origem, Bahia, com suas tradições ancestrais; a segunda, pelas Histórias em Quadrinhos. 

Ao reunir os dois universos e após dois anos de trabalho, nasceu o primeiro livro. Lançado em 2019, atravessou fronteiras e alcançou leitores de diferentes origens e lugares, despertando o interesse para conhecerem mais sobre os Itan, as narrativas e mitos ligados aos orixás, cuja essência possui a mesma relevância cultural da Ilíada, Odisséia ou a epopeia indiana Mahabarata, ao abordarem temas universais como o destino, a família, o amor e a guerra.

Contos dos Orixás (2019). Foto: Hugo Canuto

O primeiro volume da série foi publicado em 2019, de maneira independente, por meio do Catarse, em três campanhas de financiamento coletivo, contando com 12 mil exemplares impressos. Essa foi uma das primeiras HQs no Brasil a ter trechos no idioma yorubá, com um glossário trazendo a grafia de termos, locais e personagens, aproximando o leitor de uma língua falada por 50 milhões de pessoas.

A obra foi vencedora do Prêmio Angelo Agostini 2020, como melhor lançamento, e do Troféu Abébé de Prata 2019, além de ter sido uma das obras finalistas selecionadas ao Prêmio Jabuti 2020, na categoria Histórias em Quadrinhos.

Sobre a obra

Foto: Hugo Canuto

“Em um tempo antigo, quando o céu e a Terra estavam unidos como duas metades de uma cabaça, divindades e heróis caminharam entre os homens. Travaram batalhas com furor, ensinaram a curar e lidar com a terra, o ferro e o fogo, reinaram e amaram com a mesma intensidade. Alguns desceram do luminoso Orum para lá viverem e realizarem seus destinos, enquanto outros nasceram no Aiyê e pelos grandes feitos tornaram-se Orixás, marcando para sempre a história de dois continentes.”

O Rei do Fogo é o primeiro volume de uma trilogia, cuja trama se passa alguns anos antes dos eventos apresentados no livro Contos dos Orixás, publicado em 2019. Será uma história de origem, tendo como protagonistas os orixás, com destaque para Exú, Ogum, Oxóssi, Oxum, Iansã e Xangô, bem como Yemanjá, Oxalá e outras divindades.

O primeiro livro e o novo possuem histórias que podem ser lidas de maneira independente.

Sobre o autor

Hugo Canuto é ilustrador e autor de Histórias em Quadrinhos, graduado em Arquitetura. Busca expressar através do seu trabalho a relação entre arte, culturas e mitos do Brasil e América Latina.

Atualmente, desenvolve o projeto A Canção de Mayrube e o segundo volume da série Contos dos Orixás.

Como apoiar a campanha

A campanha de financiamento coletivo está sendo realizada pelo site Catarse e será finalizada no dia 25 de março de 2022. 

Foto de capa: Hugo Canuto.

LEIA TAMBÉM: O homem negro e o mito do privilégio masculino

Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: