O projeto Jandaíras realiza seminário em Recife (PE), cujo objetivo é promover o intercâmbio de experiências, diálogos e formações, com foco no fortalecimento das mulheres e juventudes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Nordeste e de outras partes do Brasil. O evento, que é aberto ao público, acontece a partir desta terça-feira, 20, e se estende até o dia 23 de fevereiro.
Para Edmilton Cerqueira, secretário nacional de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, “a grande diversidade de segmentos de povos e comunidades tradicionais envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar mulheres e juventudes fazem desta iniciativa uma resposta concreta para a inclusão produtiva e o etnodesenvolvimento nos biomas onde as ações serão realizadas. A SETEQ/MDA celebra, com o conjunto dos grupos produtivos, o início das atividades.”
Lançamento
Como parte da programação, no dia 21 de fevereiro, às 9h, o Ministério do Desenvolvimento Agrário lança o “Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina”, cujo foco é fortalecer a produção agroecológica das mulheres e jovens de Povos e Comunidades Tradicionais da Região Nordeste e de Minas Gerais.
O evento acontecerá no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Na cerimônia, será assinado um Termo de Execução Descentralizada (TED), com a presença do reitor da universidade e lideranças das comunidades tradicionais. Ao todo, são mais de 150 convidados de 10 estados brasileiros.
Sobre o Jandaíras
O Jandaíras é uma iniciativa inovadora que visa a gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais, a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos. Isso permite agregação de valor, aumento da renda e garantia da segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas.
Confira detalhes
Seminário para mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs)
Quando: 20 a 23 de fevereiro
Onde: SINDSPREV e Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
Aberto ao público
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: “Nós” lança portal de criação e união de conteúdos de criadores periféricos
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.