Mundo Notícias

Simone Biles é a primeira negra a executar salto novo com maior nota na Ginástica Artística

A ginasta norte-americana Simone Biles, 24, é a primeira mulher negra a executar um salto novo, o Yurchenko Double Pike (Yurchenko com duplo mortal carpado), com maior nota na história em campeonatos de Ginástica Artística ao redor do mundo. O movimento foi realizado no último domingo, 23, durante a competição US Classic Gymnastics 2021, no Centro de Convenções Indiana, em Indianópolis (EUA).

A ginasta recebeu nota de dificuldade provisória de 6,6 pontos e ainda queria uma pontuação maior, já que executou um salto de grande dificuldade. “Acho que agora só temos que conseguir o que temos, porque não adianta lutar porque eles não vão recompensar com o valor correto. mas tudo bem. Só temos que aceitar e ficar quietos”, disse.

Sua nota de dificuldade (6,6 pontos) se somou com a nota de execução (9,5 pontos), o que fez ela atingir a nota maior (16,1 pontos) desse tipo de salto no US Classic. O valor de dificuldade ainda será confirmado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), quando ela participar de um novo torneio mundial. É bem provável que seja durante as Olimpíadas 2021, a ser realizada no próximo dia 23 de julho Tóquio (Japão).

O salto novo será batizado de Biles II, tendo em vista que ela já tem um outro salto com seu nome, o Biles I. A norte-americana estava há 18 meses sem competir e voltou com muita maestria. No momento, seu salto Biles I detém a maior pontuação (6,4 pontos) – inédito entre ginastas mulheres – junto com a ex-ginasta branca e russa, Elena Produnova, 41.

Confira a execução do movimento:

Sobre Simone Biles

Nascida em Columbus (Ohio), Simone Arianne Biles tem apenas 24 anos é uma ginasta profissional norte-americana, especialista na ginástica artística. Tetracampeã olímpica, ela é vencedora de 25 medalhas em campeonatos mundiais, do qual 19 delas de ouro. Atualmente, ela é a ginasta mais premiada na história dos Estados Unidos em mundiais.

A ginasta Simone Biles, 24. Foto: Athleta/Reprodução.

Foto de capa: Getty Images.

LEIA TAMBÉM: Atletas negros são destaques no Prêmio Laureus 2021, o Oscar do Esporte

Ouça o episódio #13 – Giro de notícias da semana no portal:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: