A escritora Taís Espírito Santo lançou o livro Ashanti: nossa pretinha (2021) no último sábado, 6. A obra traz ilustrações de Cau Luis e foi publicada pelo selo infantil da Editora Malê, o Malê Mirim. O livro conta a história de uma família preta, a família de Ashanti, e o quanto o nascimento da menina é aguardado pelos seus pais.
A obra
É uma narrativa sobre autoestima, afeto, amor e ancestralidade. Na live de lançamento, realizada no dia 6 de março (que está disponível no Youtube), a autora conta que cada objeto, cada palavra, cada detalhe foram pensados, de forma conjunta com Cau Luis. O objetivo foi de retratar nosso povo preto de forma afetuosa.
A autora
Taís Espírito Santo fez sua estreia como escritora na coletânea Olhos de azeviche: dez escritoras que estão renovando a literatura brasileira (2017), também da Editora Malê. Participou também da coletânea de poesias Favela em mim (2019), da Oríkì Editora e foi uma das autoras do livro Narrativas negras: biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras (2020).
Além de escritora, ela é coordenadora cultural da Josefinas Colab, um hub de inovação social de mulheres da periferia carioca e espaço cultural de fomento da cultura afro-brasileira e indígena*. Além disso, é co-fundadora da Orun Aiye Produções.
*Texto retirado do Instagram da Josefinas Colab.
Foto de capa: Editora Malê.
LEIA TAMBÉM: Doutora em Sociologia publica livro sobre vivências afetivo-sexuais de mulheres negras
Ouça o episódio #05 – Dia do “e eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Apaixonada por livros, filmes, séries e podcasts. É formada em Letras – Licenciatura em português e inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), especialista em Literatura brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), assistente editorial e autora do livro “O céu não é azul” (2020).