O Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan, espaço de culto ao Candomblé localizado no Eusébio (CE), abre a exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral” desde o último dia 27 de maio, ocasião em que se celebrou a Festa de Yansan. O projeto é uma homenagem do Babalorixá Roberto de Osanyin ao seu pai Ogun Jobi. A mostra é uma releitura da exposição “Orixás representados nos Potes de Barro”, de autoria do Babalorixá homenageado.
“No Candomblé, os reinos animal, vegetal e mineral compõem a realeza cotidiana dos Orixás. O sagrado no Candomblé é um dos pilares da cultura brasileira em todo o país. Aqui na fronteira do Eusébio e do Aquiraz, não seria diferente”. É o que nos diz o Babalorixá Roberto de Osanyin.
Pai e filho sustentaram uma relação de amor, fé e respeito aos Orixás, em especial a Ogun e Yansan de seu Babalorixá Ogun Jobi, quem zelou durante anos pelo Terreiro Ilê Asé Ogbojú Firé Imó Ogún Oyá, situado no Rio de Janeiro (RJ).
Objetivo
A proposta da mostra é retratar a Orixá Yansan, Rainha Mãe Negra, que usa de sua força para ornar o ferro e aço do Orixá Ogum, guerreiro e ferreiro, a vitalidade da herança ancestral no Ilê Asé Osanyin Yansan. Dessa forma, as divindades, através do Candomblé, enraizam coletivamente a arte, educação, cultura alimentar, musicalidade sacra iorubana, bem como suas estéticas negras.
LEIA TAMBÉM: Negrê lança documentário sobre a exposição “Negros na Piscina”
A mostra “Do Filho ao Pai Ogun Jobi” representa o costume vivo da sua ancestralidade, cuja árvore genealógica remonta ao Opô Afonjá, Ilê Fioro Sakapata, Ilê Asé Ogbojú Firé Imó Ogún Oya, o Ilê Asé Osanyin Yansan, no Ceará. Espaço fundado em 12 de outubro de 2003 com o propósito de manter e preservar sua linhagem familiar e seu legado ancestral.
Tomada por ancestralidade, a exposição artística é, então, um convite à sociedade cearense a conhecer e revisitar a força das memórias individuais e coletivas. Além da construção histórica contra as intolerâncias religiosas e a admiração das belezas presentes em cada ambiente do Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan.
Confira detalhes
Exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral”
Período: durante as festas do Odu de 2023, de 27/05/2023 a 12/10/2023 (consultar calendário das festas nas redes sociais do terreiro)
Local: Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan
Endereço: Sitio Maranguape, 56 – Lt Jd Primavera, Aquiraz/Eusébio (CE)
Instagram: @ileaseosanyinyansan
Mais informações: Babalorixá Roberto de Osanyin
Acesso gratuito
Foto de capa: Lili Rodrigues.
LEIA TAMBÉM: Exposição “Renunciar” segue no Centro Cultural Vale Maranhão até 3 de junho