Ceará Notícias

Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan abre exposição sobre relação de pai e filho e amor aos Orixás

O Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan, espaço de culto ao Candomblé localizado no Eusébio (CE), abre a exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral” desde o último dia 27 de maio, ocasião em que se celebrou a Festa de Yansan. O projeto é uma homenagem do Babalorixá Roberto de Osanyin ao seu pai Ogun Jobi. A mostra é uma releitura da exposição “Orixás representados nos Potes de Barro”, de autoria do Babalorixá homenageado.

Momento da Festa de Yansan que ocorreu no Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan no último sábado, 27. Foto: Lili Rodrigues.

No Candomblé, os reinos animal, vegetal e mineral compõem a realeza cotidiana dos Orixás. O sagrado no Candomblé é um dos pilares da cultura brasileira em todo o país. Aqui na fronteira do Eusébio e do Aquiraz, não seria diferente”. É o que nos diz o Babalorixá Roberto de Osanyin.

O Babalorixá Roberto de Osanyin. Foto: Lili Rodrigues.

Pai e filho sustentaram uma relação de amor, fé e respeito aos Orixás, em especial a Ogun e Yansan de seu Babalorixá Ogun Jobi, quem zelou durante anos pelo Terreiro Ilê Asé Ogbojú Firé Imó Ogún Oyá, situado no Rio de Janeiro (RJ).

Recortes da exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral”. Foto: Lili Rodrigues.

Objetivo

A proposta da mostra é retratar a Orixá Yansan, Rainha Mãe Negra, que usa de sua força para ornar o ferro e aço do Orixá Ogum, guerreiro e ferreiro, a vitalidade da herança ancestral no Ilê Asé Osanyin Yansan. Dessa forma, as divindades, através do Candomblé, enraizam coletivamente a arte, educação, cultura alimentar, musicalidade sacra iorubana, bem como suas estéticas negras.

Recortes da exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral”. Foto: Lili Rodrigues.

LEIA TAMBÉM: Negrê lança documentário sobre a exposição “Negros na Piscina”

A mostra “Do Filho ao Pai Ogun Jobi” representa o costume vivo da sua ancestralidade, cuja árvore genealógica remonta ao Opô Afonjá, Ilê Fioro Sakapata, Ilê Asé Ogbojú Firé Imó Ogún Oya, o Ilê Asé Osanyin Yansan, no Ceará. Espaço fundado em 12 de outubro de 2003 com o propósito de manter e preservar sua linhagem familiar e seu legado ancestral.

Recortes da exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral”. Foto: Lili Rodrigues.

Tomada por ancestralidade, a exposição artística é, então, um convite à sociedade cearense a conhecer e revisitar a força das memórias individuais e coletivas. Além da construção histórica contra as intolerâncias religiosas e a admiração das belezas presentes em cada ambiente do Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan.

Confira detalhes

Exposição “Do Filho ao Pai Ogun Jobi – Arte Preta Contemporânea Ancestral”

Período: durante as festas do Odu de 2023, de 27/05/2023 a 12/10/2023 (consultar calendário das festas nas redes sociais do terreiro)
Local: Terreiro Ilê Asé Osanyin Yansan
Endereço: Sitio Maranguape, 56 – Lt Jd Primavera, Aquiraz/Eusébio (CE)
Instagram: @ileaseosanyinyansan
Mais informações: Babalorixá Roberto de Osanyin
Acesso gratuito

Foto de capa: Lili Rodrigues.

LEIA TAMBÉM: Exposição “Renunciar” segue no Centro Cultural Vale Maranhão até 3 de junho

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: