O mês de setembro já iniciou e, com ele, cinco produções cinematográficas negras vão entrar no catálogo da Netflix durante nesse período. Dessa forma, o Site Negrê separou uma pequena lista com um documentário, um filme e três séries com histórias de protagonismo negro para você lembrar de assistir no tempo livre e compartilhar entre os seus! Confira a lista a seguir.
Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X
O documentário Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X (2021) entra no catálogo no próximo dia 9 de setembro. Com 96 minutos de duração, a produção original da Netflix traz entrevistas com os parentes dos dois ícones do movimento negro nos Estados Unidos, o ativista de direitos humanos Malcolm X (1925-1965) e o pugilista Muhammad Ali (1942-2016). A narrativa conta um pouco de suas trajetórias e como seus caminhos se cruzaram; o que os fez desenvolver uma irmandade inabalável.
Confira o trailer:
Nós
O filme Nós (2019) chega no catálogo no próximo dia 10 de setembro. Com direção de Jordan Peele, 42, a produção aterroriza com as próprias sombras ou uma espécie de sósias meio zumbis dos protagonistas da trama. A narrativa começa quando uma família negra decide passar um fim de semana numa casa de campo em Santa Cruz, uma cidade praiana no estado da Califórnia (EUA).
Confira o trailer:
Brooklyn 99 – Temporada 7
A temporada 7 da sitcom Blooklyn 99 (2013) entra na lista de opções no próximo dia 13 de setembro. A história traz um detetive competente e, ao mesmo tempo, imaturo. Ele nunca está preocupado em modificar as regras de trabalho, quando a situação muda após o surgimento de um capitão exigente que vai comandar o esquadrão. No ano passado, episódios do seriado tiveram que ser reescritos devido ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) nos Estados Unidos.
Confira o trailer:
Cara Gente Branca – Volume 4
O volume 4 do seriado Cara Gente Branca (2017) fará parte da lista a partir do próximo dia 22 de setembro. Será a última temporada da série de televisão satírica, encomendada pela Netflix. A trama gira em torno de estudantes negros de uma renomeada universidade norte-americana, onde eles problematizam o racismo, a discriminação, o desrespeito e a política evasiva da instituição.
Confira o trailer:
Sangue e Água – Temporada 2
A tão aguardada temporada 2 da primeira série juvenil sul-africana Sangue e Água (2020) passa a fazer parte do catálogo a partir do próximo dia 24 de setembro. Com novos mistérios a serem desvendados, a produção vai trazer também novos personagens na trama. Uma das protagonistas é Puleng Khumalo (Ama Qamata), uma adolescente de 16 anos. E a produção já inicia mostrando o drama familiar da outra protagonista: sua irmã biológica, Phume (Khosi Ngema), que quando recém-nascida, foi sequestrada e sua mãe, Thandeka Khumalo (Gail Mabalane), nunca conseguiu superar essa perda.
Confira o teaser:
Foto de capa: Divulgação/Netflix.
LEIA TAMBÉM: Confira as produções negras que entraram na Netflix neste mês de junho
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.