A linha da boneca Barbie, Barbie Signature Inspiring Women, materializou em suas bonecas uma personalidade histórica, Madam C.J Walker (1867-1919) no último dia 24 de agosto. O lançamento nos Estados Unidos homenageia a trajetória da primeira mulher a se tornar milionária no país, com sua linha de cosméticos para cabelos crespos.
Empreendedora e milionária
Sarah Breedlove, mais conhecida como Madam C.J Walker, nasceu em 1867 próximo a uma plantação de algodão nos Estados Unidos, em Delta, Louisiana. C.J era filha e irmã de ex-escravizados, sendo a primeira da família a nascer livre, devido a Proclamação de Emancipação (1862), que deu início ao processo de abolição do regime escravista norte-americano.
Sarah havia desde cedo trabalhado como “doméstica” e também como lavadeira, mas tinha conhecimento com cuidados de cabelos; devido ao trabalho de seus irmãos, que eram barbeiros na cidade de St. Louis (Missouri). Além disso, adquiriu experiência com vendas de produtos capilares, ao trabalhar para a empresária Annie Malone. Neste contexto, Sarah, que tinha problemas capilares, como a calvície, percebeu a ausência de produtos voltados para mulheres negras no ramo da beleza e, então, começou a desenvolver sua própria fórmula e linha de produtos.
Sarah Breedlove ficou conhecida como Madam C.J Walker após se tornar esposa de Charles Joseph Walker, em 1906, publicitário americano que ela conhecera em St. Louis. O título “Madam” era comumente referido às mulheres pioneiras na indústria da beleza francesa. Ela construiu seu império desenvolvendo, pela primeira vez, produtos que atendiam às necessidades da população negra e apresentando-os de porta em porta, ensinando as mulheres a cuidar de seus cabelos.
Além de construir uma empresa milionária, acumulando cerca de U$8 milhões em fortuna, C.J empregou mais de 20.000 mulheres, ensinando-as a calcular orçamentos e desenvolver seus próprios negócios. A Madam não foi apenas uma empreendedora de sucesso, mas também filantropa e ativista social, que revolucionou e deu um novo rosto para o cenário comercial nos EUA, o rosto de uma mulher negra.
A empresária veio a falecer no ano de 1919, em Nova Iorque, mas sua notoriedade vive até hoje; junto com sua marca de cosméticos “MADAM by Madam C.J Walker”. Agora, sua representatividade está eternizada nas bonecas Barbie, da Mattel.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Jornalista Ida B. Wells é homenageada com boneca na coleção Mulheres Inspiradoras
Ouça o episódio #01 do Saúde Preta podcast – Por que falar sobre saúde da população negra?
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Durante toda a minha formação, o ler, o escrever e o dialogar sempre me causaram entusiasmo; logo percebi que comunicar e trocar vivências me faz crescer, e por que não profissionalmente? Desde que aproximei meus laços com minhas origens, sou interessada principalmente em questões étnico-raciais e anseio colaborar com um Jornalismo que traga voz às narrativas pretas. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), estagiei em uma agência de comunicação, produzindo e revisando textos publicitários.