O Site Negrê lançou seu primeiro documentário “Negros na Piscina – celebrações” (2023) nesse domingo, 14, na plataforma do Youtube. A proposta é mostrar como a exposição “Negros na Piscina”, que estava em cartaz na Pinacoteca do Ceará, impactou o olhar dos(as) visitantes. A ideia foi pensada e executada pela repórter Dhara Amorim.
O curta traz a percepção e os olhares de Sávio Gomes, Dame de Maria (Má Dame), Kulumym-Açu, João Pedro Oliveira e Larissa Carvalho acerca das sensações e interpretações que a mostra causou neles durante a visita. As imagens foram feitas por Dhara Amorim e Sávio Gomes.
Sobre a exposição
Durante os meses de dezembro de 2022 a maio de 2023, a mostra reuniu cerca de 210 obras de 60 artistas brasileiros de variadas linguagens artísticas, a mostra traz uma paisagem social e afetiva de um Brasil em que corpos negros, indígenas e travestis tenham direito não só ao trabalho, como também ao descanso e à felicidade.
A curadoria é assinada pelo pesquisador e escritor Moacir dos Anjos e pela jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes. A exposição conversa com a mostra “Terra em Transe”, realizada pelo Solar em sua primeira edição em 2018. Na ocasião, 600 imagens de 60 fotógrafos mostravam uma linha do tempo brasileira do começo do século XX até o cenário de pandemia do século XXI.
Assista:
Foto de capa: Lia de Paula/Pinacoteca do Ceará.
LEIA TAMBÉM: Jéssica Campos sobre a maternidade: “Ser mãe é uma construção”