O Espetáculo Dembwa volta a Salvador em curta temporada a convite do Teatro SESC SENAC Pelourinho. A peça que estreou em outubro de 2023, nasceu de um desejo dos artistas, dançarinos Marcos Ferreira e Ruan Wills de contribuir com a oxigenação da produção cultural em dança de Salvador. As apresentações acontecem nos dias 4 e 5 de abril, às 19 horas.
Percebendo as encruzilhadas que os aproximam, os artistas iniciam o processo de criação do espetáculo em janeiro do mesmo ano, trazendo suas memórias, experiências de vida e as histórias que traçam a trajetória dos seus familiares e que também se assemelham às histórias da maior parte das pessoas pretas no Brasil.
Ancestralidade, referências, memória e retorno são palavras que deram ignição ao processo criativo da obra. Os artistas que além de intérpretes também assinam a concepção e coreografia do espetáculo, reforçam o resgate e o retorno como fatores importantes de sobrevivência, entendendo que quanto mais nos aproximamos da nossa ancestralidade e da força dos que vieram antes, nos aproximamos também da força que somos nesse tempo.
Marcos Ferreira e Ruan Wills investigam de forma multidirecional suas referências ao longo do tempo. Entendendo nossa existência como potência no passado, presente, sendo futuro aqui e agora. Discutindo possibilidades de entender nossas gingas como mecanismos tecnológicos, mapeando novas rotas a partir desse retorno.
Dembwa é um convite a reacessar memórias e sonhar com quem nos sonhou, um despertar pra nossa existência a partir do olhar para os nossos ancestrais, nos reconhecendo como ancestrais desse tempo. O espetáculo permeia esses chãos que nos afirmam e nos fortalece, trazendo os ritmos e coreografias contemporâneas para dançar e reconhecer nossos corpos, do samba de caboclo que leva ao chão, ao funk que evidência nossas potências e identidade, acreditando que o principal objetivo é dançar os nossos chãos e questionar onde está a nossa raiz.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Grupo Pradarrum lança álbum que homenageia o legado da música afro-religiosa