A TV Pelourinho lançou oficialmente o projeto sociocultural “Eu Sou a TV Pelourinho” na última sexta-feira, 23 de agosto. O evento teve a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, do Olodum, dos cantores Dão, Aloisio Menezes e Lia Chaves, além do elenco da TV Pelourinho. Ao longo de nove meses, o curso irá oferecer formação em diversas áreas do audiovisual a 50 adolescentes e jovens baianos.
“Eu Sou a TV Pelourinho” é um projeto no âmbito da rede organizada de Escolas Livres, em parceria com a SEFLI-Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. O objetivo do projeto é capacitar adolescentes e jovens, em maioria pretos e pretas vindos de escolas públicas e moradores de bairros vulneráveis, para trabalhar no universo do audiovisual. As áreas de capacitação são: Produção, Áudio, Edição, Roteiro, Vodcast, Fotografia e Novas Mídias. As aulas serão realizadas por meio de conteúdos teóricos e práticos, oficinas e vivências.
“A missão da TV Pelourinho é aproximar o audiovisual das vivências e realidades marginalizadas, possibilitando que estes jovens atendidos visualizem a beleza de suas jornadas, consumam e produzam cultura, e transforme a vida de suas famílias e comunidades”, diz André Actis, diretor da TV Pelourinho.
“Este projeto está empenhado em empoderar e capacitar estes beneficiários, reforçar autoestima, valorizar a vida, a arte e a cultura e combater as dificuldades impostas por esta sociedade excludente”, completa.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: Mostra de Cinemas Africanos promove edição inédita de encontro audiovisual