Publicitários negros dão vida a projetos e organizações, como Gana, MOOC, Black Influence e Escada rua, com o objetivo de aumentar o número de profissionais negros no mercado de trabalho. Já que a representatividade de pretos dentro da Publicidade é ainda pouco significativa.
O Estúdio de Criatividade Gana, como é denominado por seus idealizadores, é um projeto formado por seis publicitários negros há um ano, o projeto com foco nas áreas de conteúdo, podcast, design e audiovisual, tem como principal objetivo mostrar como a diversidade pode ampliar o olhar e apresentar reflexos na qualidade dos produtos finais.
O grupo optou pelo termo ‘Estúdio de Criatividade’ porque visam trabalhar em diversos formatos, de acordo com o diretor de arte da equipe, Ary Nogueira, 41. Com quatro clientes fixos e outros pontuais, enxergam o espaço criado pela propaganda como algo que deve ser conquistado e não cedido.
O Movimento Observador Criativo (MOOC), foi criado em 2015, com o intuito de criar uma plataforma de criativos emergentes. Foi idealizado com o apoio dos coletivos Catsu Street (com foco em ressignificar o negro dentro da moda), Outro Planet (produtor de audiovisuais e eventos de rua), Legvcy (assuntos sobre estilo de vida e criatividade) e do estudante de comunicação Levis Novaes.
O coletivo MOOC já realizou trabalhos para empresas, como Boogie Naipe (produtora que administra a carreira dos Racionais MC’s), Oliver Press, Ponte Jornalismo e Trace TV. Os idealizadores afirmam que por fazer parte do público negro e terem vivências em áreas periféricas, conhecem mais a fundo a linguagem utilizada e podem definir melhor as estratégias a serem aplicadas.
Ações
Em setembro de 2019, grandes agências de publicidade do país celebraram um acordo junto ao Ministério Público que visa a inclusão de jovens negros universitários no mercado de trabalho, promovendo a diversidade entre o grupo de colaboradores destas organizações.
A representatividade de profissionais negros na publicidade é de apenas 3%, conforme informou a procuradora do Ministério Público do Trabalho Valdirene Assis. As inclusões estão acontecendo, e o produto que a publicidade entrega para a sociedade está mais diverso do ponto de vista étnico-racial, de acordo com ela.
A procuradora informou ainda que a publicidade foi escolhida pois além da pequena representatividade, exerce grande poder de persuasão no público em geral.
Existem diversas preocupações acerca da participação de profissionais negros na publicidade, entre elas, estão a falta de representatividade do mercado, o que coloca os profissionais em ambiente majoritariamente brancos, a contratação somente para o cumprimento de cotas, o que não contribui para a qualificação destes profissionais, e a dificuldade de preparo, devido aos problemas de acesso e altos valores dos cursos de capacitação.
Para contribuir com o processo de formação destes profissionais, o redator da Y&R Felipe de Souza, 37, idealizou, com o apoio da empresa, o projeto Escola Rua. Trata-se de um curso gratuito que formou 12 alunos em 2019, atualmente, nove deles compõem a equipe de colaboradores de grandes agências.
O publicitário Ricardo Silvestre, 24, é o idealizador da Black Influence, agência especializada em influenciadores e criadores de conteúdo pretos ou periféricos. A empresa hoje atua com dois funcionários e contrata freelancers de acordo com a necessidade de cada projeto.
Ricardo observou a necessidade de um trabalho como esse após atuar em agências de publicidade onde era um dos poucos profissionais pretos. Atualmente, além de agenciar influenciadores, a Black Influence também presta consultoria para negócios com foco em diversidade.
Foto de capa: Christina Morillo/Pexels.
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Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.