Mundo Notícias

American Cinema Editors homenageará Spike Lee como cineasta do ano

Spike Lee, 63, será homenageado como cineasta do ano com o Eddie Awards, prêmio concedido pela tradicional American Cinema Editors (ACE), uma associação fundada em 1950 formada por voluntários da comunidade estadunidense de editores de filmes. A informação foi divulgada na quinta-feira passada, 11, pela Variety. O reconhecimento é dedicado a uma personalidade que tenha marcado de forma particularmente original o cinema contemporâneo. 

“De ‘She’s Gotta Have It’ (1986) a ‘Destacamento Blood’ (2020), Spike dirigiu um número surpreendente de longas-metragens: 24. Sem mencionar seu trabalho em documentários, televisão, videoclipes e comerciais. Spike é um artista que nos divertiu, nos iluminou e nos desafiou”, declarou o novo presidente da ACE, Kevin Tent

O presidente disse, ainda, que “ele não é apenas um diretor prolífico. Ele tem sido um amigo, produtor e conselheiro de inúmeros cineastas jovens e emergentes. Sua generosidade é uma inspiração para todos nós. Por essas e outras razões, nós da ACE reconhecemos seu enorme impacto na indústria e temos o orgulho de apresentá-lo com este merecido prêmio”. 

Destacamento Blood”, o filme mais recente de Spike, foi lançado em junho do ano passado e está disponível na Netflix. A trama acompanha quatro veteranos de guerra que retornam ao Vietnã à procura dos restos mortais do antigo comandante e de um tesouro enterrado. O filme recebeu três indicações ao SAG Awards: Melhor Elenco em Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Chadwick Boseman) e Melhor Equipe de Dublês em Filme. 

Trajetória

Shelton Jackson Lee, 63, mais conhecido por Spike Lee, é um cineasta, escritor, produtor, ator e professor estadunidense. Entre seus filmes, destacam-se Malcolm X (1992), Faça a Coisa Certa (1989) e BlaKkKlansman (2018). Também é um reconhecido documentarista e leciona cinema na Universidade de Nova Iorque (EUA). 

Ícone do cinema afro-estadunidense, Spike sempre abordou a temática racial abrindo as portas em Hollywood para uma conscientização sobre os problemas sociais do país. Atualmente, está na corrida pela indicação à próxima edição do Oscar com Destacamento Blood.

Foto de capa: Shutterstock.

LEIA TAMBÉM: Mattel lança boneca em homenagem à escritora Maya Angelou

Ouça o episódio #02 – Lucas Koka, BBB e a culpa do homem preto:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: