Ao investir na cobertura sobre o futebol africano no Youtube, o canal “África Mamba Oficial” é o mais novo projeto audiovisual sobre a história de jogadores, seleções e clubes africanos. Lançado no dia 19 de abril pelo jornalista Luis Fernando Filho, tem o intuito de quebrar os estereótipos e aprofundar-se nas histórias do Continente Africano.
Além disso, o comunicador ressalta a importância da informação para combater os vieses racistas nas análises sobre jogadores africanos no geral, tanto aqueles que atuam na Europa como os que jogam na África.
“A ideia do África Mamba surge como contraponto ao sistema hegemônico de comunicação, que não costuma falar seriamente sobre o futebol africano para além da Copa do Mundo. Ou seja, de quatro em quatro anos. O ponto aqui é refletir sobre a responsabilidade da diáspora africana num imaginário positivo e ao mesmo tempo real sobre África”. É o que pontua Luís Fernando Filho.
Com pouco mais de um mês da criação, o canal do Youtube já possui mais de 400 inscritos orgânicos e quase 4 mil visualizações no total. Para tornar o África Mamba sustentável, Luis Fernando insiste: “É importante o apoio financeiro para que o projeto persista como algo ainda mais profissional”.
Saiba detalhes
África Mamba Oficial
E-mail: contatoafricamamba@gmail.com
Canal no youtube: aqui!
Confira a campanha de financiamento coletivo: aqui.
Perfil no Instagram: @africamambabr
Perfil de Luis Fernando Filho no Twitter: @luisfernanfilho
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: A luta anticolonial em Angola: o antagonismo da Guerra Fria sob uma perspectiva africana