O animê Yasuke chega mundialmente à Netflix no próximo dia 29 de abril. A produção é do estúdio MAPPA, o mesmo de Jujutsu Kaisen, com direção de LeSean Thomas (Cannon Busters). A série foi inspirada em um imigrante moçambicano do século XVI que fez história ao ser o primeiro, e talvez o único, homem negro a portar uma katana ao lado dos demais guerreiros.
Os historiadores não sabem ao certo se Yasuke foi um escravizado, um cristão livre ou se existe alguma outra possibilidade. Com Oda Nobunaga interessado na unificação das províncias japonesas e na cultura europeia, Yasuke desenvolveu uma amizade que o transformaria em um importante samurai. Relatos dizem que ele tinha 1,82m de altura (muito superior à média japonesa) e força equivalente à de 10 homens, o que despertou a atenção do povo local.
Curiosidades
Lakeith Stanfield, 29, de Judas e o Messias Negro (2021), Atlanta (2016) e Corra (2017), é o produtor executivo da atração e fará a voz do protagonista. Flying Lotus também atuará como produtor musical e executivo da série.
Em maio de 2019, foi anunciada uma produção live-action de Yasuke, que seria estrelada por Chadwick Boseman (Pantera Negra), mas o ator faleceu em 2020, antes do projeto ter andamento.
Foto de capa: Divulgação/MAPPA.
LEIA TAMBÉM: História, irmandade, potência e traição em Judas e o Messias Negro
Ouça o episódio #07 – Pretas Nordestinas: ocupando a arte #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.