Bahia Pretarte

Artista e marca baianos lançam coleção de moda praia inspirada no Candomblé

artista plástico e fundador da banda Cortejo Afro, Alberto Pitta, e a marca baiana Mahina, irão lançar juntos uma nova coleção de moda praia, no dia 31 de janeiro, no Santo Antônio, em Salvador (BA). O desfile irá apresentar a collab ‘Deságua’, que vem do desejo de unir a estética baiana com elementos da cultura afro-brasileira e a identidade local, a partir da presença de Iemanjá e Oxum, cujas energias e movimentos são manifestados tanto na água doce quanto na salgada.

As peças produzidas são compostas por três estampas, criadas por Alberto Pitta – nas cores azul, marrom e verde – e trazem ilustrações que representam o mar e o Candomblé, como o búzio, o peixe e o abebé (objeto da religiosidade iorubá).

Foto: Matheus Thierry.

“Deságua não é só uma coleção de moda praia, é arte em movimento, são signos e símbolos milenares da África sendo revisitados. São os búzios e os significados que trazem prosperidade, caminhos e segurança. Nessa collab, os elementos são exclusivamente da natureza, os búzios que marcam o meu trabalho há 45 anos, o sentido da composição estética e as cores inerentes a uma coleção moda praia”, explica Alberto Pitta.

Natalia Abreu, fundadora e diretora da marca Mahina, conta que o material utilizado na fabricação das roupas de banho foi pensado para acolher a moda sustentável. “Optamos por utilizar uma matéria prima que reduz o impacto no meio ambiente, através da malha biodegradável que utilizamos em todas as nossas coleções, elas possuem tecnologia UV, antiodor permanente e inibição da proliferação de bactérias. Além disso, o processo de tingimento da malha foi feito com água de reuso. Os modelos foram pensados para o contato com a água de forma confortável, e também para serem vestidos no dia a dia do verão de Salvador, proporcionando um look fresco e a versatilidade nas peças”, detalha.

O desfile acontece com apoio da Somos Dua, Corona (cerveja), Encantos da Maré, Azuma Sakê, Lê Docit, Bolo das Meninas, Cabana do Camarão, Confeitaria Faustino e Picolé capelinha.

Sobre Alberto Pitta

Alberto Pitta é artista plástico e fundador da banda Cortejo Afro. Ele é referência internacional pelo pioneirismo das estampas afro baianas e pela idealização do livro ‘Histórias Contadas em Tecidos – O Carnaval Negro Baiano’, obra que apresenta as estampas produzidas ao longo desses 40 anos de trabalho, passando pelas histórias dos blocos Afro e Afoxés.

Foto de capa: Matheus Thierry.

LEIA MAIS: Afro Magia Negra deve realizar o maior carnaval do bloco nas ruas de BH

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: