Ceará Som de Preto

“Bailante A2”, single de Luiza Nobel fala sobre paixão embalada pelo Reggae

A cantora e compositora cearense Luiza Nobel lançou o single “Bailante A2”, em parceria com o multiartista cearense Mateus Fazeno Rock em todas as plataformas digitais e também foi lançado um clipe da música no YouTube da artista.

Produzido pelo pesquisador e DJ Jess no Beat, o lançamento foi realizado na última sexta-feira (15) e evidencia a cultura do “A2 cearense” e a mistura musical e estética contemporânea no estado. Trechos como “Tô derretendo e eu quero mais” elevam a temperatura e expressam o clima equatorial e os primeiros amores. Confira o clipe abaixo.

O clipe

O clipe tem roteiro escrito por Luiza, direção de Magi do Carmo e direção de fotografia de Camila Almeida com colaboração estética de Lariça Lopez, como artesã e diretora de arte. O cenário é uma das casas referência do gênero reggae em Fortaleza, o “Deixe Comigo Bar”, e a artista divide a cena com a revelação da MPB Mateus Fazeno Rock.

Voz de liberdade e força   

Luiza Nobel vem trilhando uma trajetória ímpar no cenário musical cearense. Cantora, compositora e atriz entregue ao olhar de quem a escuta, traz, sobretudo, uma voz de liberdade e força, atravessada por sua vivência de mulher negra.

Em 2015, foi idealizadora do projeto “Pérolas Negras”, com Adna Oliveira, concerto com repertório que exalta a negritude através de canções consagradas na MPB. Em 2016, integrou o show ‘Negra Voz’, com uma proposta similar junto a outras quatro cantoras cearenses: Roberta Kaya, Carú Lina e Lorena Lyse.

Foi uma das contempladas a integrar a edição 2019 do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes e vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza.

No final daquele ano, a cantora integrou o festival Elos, fazendo a abertura de Elza Soares. Com seu show solo “Baile Preto” levou diversão, ancestralidades e denúncia ao carnaval em Fortaleza em 2020 e 2023. No mesmo ano, fez uma breve passagem por São Paulo, onde fez seu show autoral acompanhada do músico Zeis no Aparelha Luzia, quilombo urbano que recebe arte preta no estado.

No Réveillon de 2020, foi uma das atrações do Palco Fortaleza. Em 2021, recebeu o Prêmio Digital de Música Cearense, foi destaque na revista Nacional Bazaar e venceu o Festival de Música de Fortaleza, 2023 foi a voz da campanha de verão da Salon Line.

O seu primeiro single foi lançado em 2020 no projeto #PretaPunk: o pop reggae “Estamos Bem”, que conta com a produção musical da artista Mahmundi e Darwin Marinho na direção do clipe. O segundo single, “Let’s Burn”, conta com participação do rapper Nego Gallo e com direção de Camila Almeida.

Em “Go Now”, a artista assina o roteiro junto de sua companheira “Amorfas”, artista visual trans que assina direção de arte e figurino.  Além da terra natal, a artista já apresentou seu trabalho em diversas cidades do Brasil, como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2022, realizou, em parceria com a multiartista Taslim, a “Anastácia Tour”.

Foto de capa: Lucas Rocha.

LEIA TAMBÉM: Cantor e compositor Afroito lança o álbum LEBARON

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: