A escritora cearense, advogada e mestre em Direito Constitucional Fernanda Estanislau, 28, lançou o seu livro Direito Antirracista (2021), obra que discute o racismo no meio jurídico. A obra é resultado da dissertação de mestrado da escritora. Como mulher, advogada e negra, Fernanda Estanislau se deparou com restrições e adversidades no meio jurídico, experiências essas que a fizeram refletir sobre o racismo no meio jurídico.
O livro foi lançado no último sábado, 20. E os leitores do Site Negrê terão a oportunidade de ganhar um exemplar da obra, no sorteio que será realizado no Instagram @sitenegre, no próximo dia 5 de março.
Falar sobre o racismo em esferas intelectuais jurídicas pode parecer um tema ainda novo, principalmente, quando há pouca representatividade de pessoas, em especial, mulheres negras, nesse meio. E é justamente por este motivo que a advogada e escritora Fernanda Estanislau, se debruçou a fundo na temática.
“Me debruçar sobre esse tema e voltar a minha pesquisa a esse objetivo, foi uma estratégia de sobrevivência e um propósito que me fazia entender a importância do lugar que estava ocupando, mesmo que a minha presença não fosse planejada para estar ali, demarcar e não negociar minha identidade para honrar as que vieram antes e facilitar para as que virão”, conta.
Despertencimento
A autora conta ainda que durante o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado se deparou com restrições de espaços, predominantemente ocupados pela elite branca. E que a sensação de desconforto e de despertencimento foram uma fonte de inspiração para seguir desafiando os espaços brancos dentro do meio jurídico.
“Estar passando por aquele processo e perceber que, em um espaço de construção de intelectualidade jurídica, uma ciência que se propõe a regular os atos da vida e na sociedade, o racismo era uma temática quase não abordada em sua importância social e jurídica, me fez ter a dimensão do distanciamento de conceitos básicos sobre racismo, como a própria importância de debatê-lo no ambiente jurídico”, pontuou.
O livro traz a literatura jurídica e essa carga empírica do ser mulher, advogada e preta inserida nesse meio elitizado e branco, caminhos que a autora atravessou para o resultado de sua obra Direito Antirracista. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o livro e do seu processo construtivo, Fernanda Estanislau realizou uma live na suas redes sociais, no último sábado (22), no lançamento do seu livro.
A live também contou com participação da professora e procuradora Dona Bertúlio, estudante de Direito e co-vereadora do mandato Nossa Cara (Psol) Louise Santana e advogada e professora Raquel Andrade. A live está disponível no canal da escritora Fernanda Estanislau, no Youtube.
Onde encontrar?
Os interessados em adquirir o livro Direito Antirracista (2021) podem realizar a compra através do site da editora.
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Antropóloga Jade Lôbo lança livro sobre a imigração haitiana