Análise

BBB21 sem cota: histórica participação de negros deixa diversidade para trás

Ao todo, nove participantes negros integram o casting da 21ª temporada do Big Brother Brasil (BBB). A lista foi divulgada ao longo desta terça-feira, 19. Todos os 20 brothers já estão confinados. O programa deve ser veiculado pela Rede Globo a partir da próxima segunda-feira, 25, mas o jogo já começou. Apesar de celebrada a histórica participação, sem aquela cota de pessoas negras, a produção do programa mais uma vez pecou no quesito diversidade.

A casa, assim como no BBB20, será dividida em dois grupos: Pipoca, com anônimos, e Camarote, com as “celebridades”. No primeiro núcleo, estão três pretos: João Luíz, Gilberto e Lumena. No segundo, o restante: Karol Conká, Camilla de Lucas, Pocah, Nego Di, Lucas Penteado e Projota.

A príncipio, chamou atenção o número de participantes negros no BBB21. Nas redes socias, “O BBB tem mais negro que…” tomou conta de diversas postagens irônicas, que mantiveram acesa a discussão até a apresentação da última dupla de participantes.

Por outro lado, há um vácuo de representatividade que os participantes desta edição não são capazes, a priori, de ocupá-lo. Onde estão, então, Rede BBB, as pessoas com deficiência, as gordas, as trans /travestis e indígena? Ok, por mais que a Pocah tenha dito em entrevista que tem descendência indígena, a jovem passou por uma violência de embranquecimento ao longo dos anos para adentrar ao mainstream. Aqui cabe outro debate.

Pontuada a necessidade de o programa expandir a percepção de diversidade nas próximas edições ou correção em anúncios ainda para este ano – o que é mais difícil, a trama do núcleo negro do BBB21 dará bons frutos.

Antes de tudo, é importante destacar que não há unanimidade entre o povo preto. Haverá divergências, intrigas e, esperamos, uns bons romances durante os 100 dias de programa, que deve encerrar em meados de maio. Por isso, é esperado atenção para boas discussões como religião, educação, música e também sobre a própria pandemia do Covid-19. Onde estarão as boas fofocas?

Abaixo, o Site Negrê traz a lista de participantes pretos que estão no BBB21. A bio é aquela divulgada pelo GShow. Além disso, as redes sociais de cada um está linkada. Quem serão os mocinhos, os vilões e os pombos desta edição? Quão longe nossos pretos chegarão? A ver.

Neste momento, Boninho promove uma votação para dar imunidade a três brothers tanto do Camarote quanto do Pipoca.

Camarote

Karol Conká

Cantora e apresentadora, 35 anos, natural de Curitiba (PR). Karol usa sua visibilidade para falar sobre a diversidade. Quando o assunto é trabalho, a curitibana preza pela rotina e organização: “Minha rotina é toda cheia de toque, odeio desorganização”.

Camilla de Lucas

Influenciadora, 26 anos, natural de Nova Iguaçu (RJ). Camilla de Lucas, a “blogueirinha real”, como ela se descreve, virou um fenômeno da internet durante a pandemia. Logo, atraiu a atenção inclusive de famosos, como Regina Casé, Tatá Werneck e Taís Araujo, que compartilharam e elogiaram seu trabalho.

Pocah

Cantora, 26 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Pocah tem mais de 20 milhões de seguidores. Nascida em Queimados e criada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Pocah é funkeira e apaixonada por rock. Observadora e competitiva, a carioca está disposta a tudo para chegar à final: “O que tiver que ser feito, eu vou fazer”.

Nego Di

Comediante, 26 anos, natural de Porto Alegre (RS). A carreira de Nego Di começou com uma brincadeira em aplicativo de troca de mensagens. O gaúcho foi pioneiro nesse tipo de criação de conteúdo classificado como WhatsApper. Ele é do grupo Camarote.

Lucas Penteado

Ator, 24 anos, natural de São Paulo (SP). Lucas Penteado, que interpretou Fio em “Malhação”, é dono de um currículo extenso. O paulista, além de ator, é cantor, poeta, MC, slammer, apresentador, diretor e dramaturgo.

Projota

Cantor e rapper, 34 anos, natural de São Paulo (SP). Grande nome do rap nacional na atualidade, Projota já cantou no Rock in Rio, nas Olimpíadas do Rio, em 2016, e tem mais de 2 bilhões de visualizações de suas músicas nas redes sociais. Ele é do grupo Camarote.

Pipoca

João Luiz

Professor de geografia, 24 anos, natural de Santos Dumont, Minas Gerais. João Luiz dá aulas para alunos de 14 a 17 anos em uma escola do Estado. Dentro da sala, faz o papel de educador e amigo: “Sou professor da galera, mas me imponho muito”.

Gilberto

Doutorando em Economia, 29 anos, natural de Jaboatão, Pernambuco. Criado em Paulista, Gilberto só dividiu o foco nos estudos com a dedicação à igreja durante boa parte da vida. Aos 10 anos, se tornou mórmon. Ao se descobrir homossexual, trocou a faculdade para investir na carreira de missionário. Ele é do grupo Pipoca.

Lumena

Psicóloga e DJ, 29 anos, natural de Salvador, Bahia. Após se dedicar a uma carreira acadêmica, Lumena vem se legitimando, mais recentemente, com outra identidade profissional: a discotecagem de pagodão baiano.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Futurismos Ladino Amefricanas abre inscrições para Exposição Online

Conheça o Negrê Podcast:

Compartilhe: