Bahia

Cientista baiana Jaqueline Goes é finalista no Prêmio Inspiradoras 2023

A cientista baiana e doutora Jaqueline Goes, 33, é uma das finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023, na categoria “Mulheres na Ciência”. A premiação é uma iniciativa conjunta entre Universa e o Instituto Avon, que objetiva reconhecer e celebrar mulheres notáveis que estão trazendo contribuições significativas para a sociedade e, assim, transformando a vida das brasileiras. A votação vai até o próximo dia 2 de setembro.

A doutora Jaqueline Goes é reconhecida por mapear o genoma do novo coronavírus (Covid-19) em um tempo recorde de 48 horas. E essa ação foi tida como prova da dedicação e genialidade da pesquisadora baiana. A nomeação reconhece não apenas sua contribuição para o avanço do conhecimento, mas também sua representatividade significativa no campo científico como uma mulher preta. Ela se tornou referência para futuras gerações de cientistas, especialmente mulheres negras, que podem enxergar nela um exemplo a ser seguido.

Foto: Divulgação.

Como mulher, negra e nordestina, que ficou conhecida por uma contribuição científica num período tão importante para a humanidade, eu acredito que estar entre uma das finalistas ao prêmio “Inspiradoras 2023”, potencializa essas representatividades e mostra para tantas outras meninas e mulheres como eu que seus sonhos são materializáveis, que é possível alcançá-los! Estou muito feliz e honrada de ter sido indicada”. É o que declara a biomédica e doutora Jaqueline Goes.

A indicação da doutora Jaqueline como finalista no Prêmio Inspiradoras é uma comprovação da relevância de sua pesquisa e inovação no cenário científico da atualidade. Sua caminhada e as conquistas notáveis não apenas ressaltam seu fiel compromisso e sua dedicação com a ciência, como também destacam sua importância como uma mulher negra baiana que está moldando ativamente o futuro da pesquisa no Brasil.

Foto: Divulgação.

Saiba como votar

A votação para o Prêmio Inspiradoras 2023 segue até o dia 2 de setembro. E para votar na cientista baiana Jaqueline Goes, é só acessar o link e seguir até a categoria “Mulheres na ciência”: aqui!

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: A Faculdade de Medicina da Bahia tem seu primeiro diretor negro

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: