Radar Negro

Programa Dàgbá – líderes do futuro chega à segunda edição 

O Dàgbá – líderes do futuro, programa de capacitação de lideranças negras da Ambev, acaba de abrir a segunda edição. Esse ano, os encontros irão até novembro, com uma turma de 90 participantes. Número 25% maior em comparação à primeira edição. A iniciativa faz parte da jornada de evolução cultural da companhia. O programa busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda. 

A companhia fabricante de bebidas passou por uma mudança radical na sua estrutura ultimamente, a fim de promover uma cultura de equidade dentro e fora da companhia, estabelecendo um espaço de aprendizagem centralizado na pessoa negra. Por isso, o Dàgbá engloba uma abordagem interdisciplinar com três frentes de atuação: antropologia, design e desenvolvimento comportamental de soft skills (habilidades comportamentais). 

O Dàgbá é um projeto que já possui resultados positivos. Ele vem criar sentimento de pertencimento e liberdade para ser e, ao mesmo tempo, fortalecer o nosso potencial e negritude, gerando visibilidade e estruturando conhecimento. Ambev já é farol para o mercado em diversidade, equidade e inclusão e com esse programa estamos oferecendo oportunidades reais para que as pessoas negras da companhia se sintam confortáveis para ocupar cargos e espaços de liderança”. É o que explica a diretora de diversidade, equidade, inclusão e saúde mental da Ambev, Michele Salles Villa Franca.

Com lançamento ocorrido em 2022, o Dàbgá abriu 70 vagas para a formação de líderes em níveis e setores variados, 57 chegaram ao final do programa. Ao todo, foram 56 horas de conteúdo em atividades, debates, imersões e treinamentos. Destes, 12 profissionais já foram promovidos nas suas áreas de atuação laboral.

Ações por equidade racial

Em 2020, a empresa assinou os 10 Compromissos das Empresas para a Promoção da Igualdade Racial, anunciou 13 metas específicas para aumentar a diversidade racial dos seus líderes e da cadeia de valor e constituiu um comitê de especialistas externos relacionados à pauta racial. A companhia também lançou o “Representa”, programa de estágio exclusivo para pessoas autodeclaradas negras, e já incorporou mais de 500 profissionais negros ao quadro de líderes da companhia. 

Uma das frentes da Ambev que aposta em ações de impacto positivo é junto com o Movimento de Equidade Racial (MOVER), iniciativa que reúne grandes empresas do país em um movimento inédito para promover a equidade racial e reduzir a desigualdade social. Com essa parceria, a organização apoia projetos voltados para educação, geração de emprego, crescimento do ecossistema e conscientização da sociedade.

Foto de capa: Gil Silva.

LEIA TAMBÉM: XII Seminário Agosto para a Igualdade Racial ocorre em Campina Grande

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: