Radar Negro

Cinco filmes natalinos com protagonistas pretos

O Natal chegou e algo muito legal para se fazer neste momento é assistir filmes natalinos, seja para entrar no clima do Natal ou juntar família e amigos para celebrar a data. A quantidade de filmes desse tipo é enorme, indo de comédias a dramas e com obras para todas as idades e gostos. Contudo, a presença de negros no cinema, especialmente como protagonistas, ainda é escassa, principalmente em obras natalinas.  

Sabemos o quanto a representatividade, que quase sempre nos é negada, é importante; também conhecemos a sensação gostosa que sentimos ao nos vermos representados nas mais diversas formas de arte, sobretudo quando as narrativas mostram os nossos sendo felizes, amando etc. Por essa razão, fizemos uma lista com cinco filmes de Natal com protagonismo negro. Todos estão disponíveis na Netflix.

Uma Invenção de Natal (2020)

Foto: Divulgação.

Um musical que mistura fantasia, comédia e drama para contar a história do inventor e fabricante de brinquedos Jeronicus Jangle (Forest Whitaker). Após ser roubado pelo seu ajudante, Gustafson (Keegan-Michael Key), e perder a esposa, Jangle se torna uma pessoa amarga, afastando-se até da única filha. Anos depois, a neta Journey (Madalen Mills), que herdou dele o dom de inventar, o visita antes do natal determinada a trazer de volta a magia da data para a fábrica de brinquedos e para o avô. 

Direção e roteiro: David E. Talbert
Elenco: Forest Whitaker, Madalen Mills, Keegan-Michael Key, Lisa Davina Phillip, Ricky Martin, Anika Noni Rose
Classificação etária: livre para todos os públicos

Assista ao trailer.

Missão Presente de Natal (2020)

Foto: Divulgação.

Erica Miller (Kat Graham) é assistente da deputada Angie Bradford (Virginia Madsen) que tenta reduzir gastos públicos fechando bases do exército estadunidense. Ao descobrir que uma base no Pacífico realiza, anualmente, uma operação de levar suprimentos e presentes para ilhas vizinhas, a deputada envia Erica para observar as atividades e escrever um relatório. Na ilha, ela conhece o Capitão Andrew Jantz (Alexander Ludwig), responsável pela processo, que tentará convencê-la de que além da operação ser necessária, não utiliza dinheiro público.

Direção: Martin Wood
Roteiro: Brian Sawyer e Gregg Rossen
Elenco: Kat Graham, Alexander Ludwig, Virginia Madsen, Aaron Douglas, Trezzo Mahoro, Bethany Brown, Janet Kidder, Brittany-Ellen Willacy
Classificação etária: livre para todos os públicos

Assista ao trailer.

O Natal Está no Ar (2019)

Foto: Divulgação.

Rush Williams (Romany Malco) é um radialista famoso e bem sucedido, que faz de tudo para dar uma boa vida aos quatro filhos desde que a mãe deles se foi. Porém, próximo ao Natal, ele perde o emprego e entra em desespero por não saber como manter o alto padrão de vida ao qual os filhos estão acostumados, nem como atender aos caríssimos pedidos de Natal deles. Sua produtora, Roxy Richardson (Sonequa Martin-Green), tem a ideia de comprar uma estação de rádio para que Rush possa recomeçar. Contudo, a família precisará se adequar à nova realidade e não será nada fácil para Rush lidar com os filhos, mesmo com a ajuda da tia Jo Robinson (Darlene Love). O filme é uma jornada de redescobertas e reaproximação da família.

Direção: Leslie Small
Roteiro: Sean Dwyer e Greg Cope White
Elenco: Romany Malco, Tamala Jones, Sonequa Martin-Green, Darlene Love, Deon Cole, Amarr M. Wooten, Deysha Nelson, Andrea-Marie Alphonse, Selena-Marie Alphonse
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos

Assista ao trailer.

O Feitiço do Natal (2018)

Foto: Divulgação.

Abby (Kat Graham) é uma talentosa fotógrafa que sonha em poder sair do estúdio no qual trabalha para expandir seus talentos. O retorno do amigo Josh (Quincy Brown) para a cidade desperta nela um misto de frustração, por nunca ter buscado mais na vida profissional, e de vontade de mudar. Porém, a presença de Josh — que, a propósito é muito afim dela — não é o suficiente para que Abby tenha coragem de ir atrás de seus sonhos. Até que o avô da jovem (Ron Cephas Jones) a presenteia com um calendário que pertencia a sua falecida avó. O que Abby não sabe é que o calendário é mágico e começa a “prever” o futuro, ajudando-a também a encontrar o amor. 

Direção: Bradley Walsh
Roteiro: Amyn Kadelari
Elenco: Kat Graham, Quincy Brown, Ron Cephas Jones, Ethan Peck, Kevin Henchard, Romaine Waite, Genelle Williams
Classificação etária: livre para todos os públicos

Assista ao trailer.

Uma Pousada de Presente (2018)

Foto: Divulgação.

Jen Taylor (Tia Mowry-Hardrict) é uma publicitária bem sucedida, que vive para trabalhar e está prestes a receber uma promoção na agência em que trabalha, em São Francisco. Até que sua tia-avô falece, deixando-a como herdeira de uma pousada em Chestnut Hill, e Jen precisa ir reivindicar o imóvel. Na pequena cidade, ela conhece Brian Anderson (Rob Mayes), o advogado da tia, e os outros habitantes da pequena cidade que farão Jen repensar sobre suas prioridades, além de contagiá-la com o espírito do Natal. 

Direção: Peter Sullivan
Roteiro: Anna White, Jeffrey Schenck, Peter Sullivan e Amy Bircher
Elenco: Tia Mowry-Hardrict, Rob Mayes, Jackée Harry, Tim Reid, Rob Mayes, Erin Gray, Tanya Wright, David Starzyk
Classificação etária: livre para todos os públicos

Assista ao trailer.

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Playlist de música: canções africanas que você deveria ouvir neste Natal

Compartilhe: