O programa gratuito de qualificação do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) para artistas e empreendedores de Salvador (BA) está com as inscrições abertas até esta quinta-feira, 20. O projeto é composto por etapas online e presenciais e tem como público prioritário a população negra (pardos e pretos), entre 16 e 29 anos.
Em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo da Bahia, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso de artistas independentes às políticas públicas de fomento à cultura, entre elas, a Lei Aldir Blanc 2 e a Lei Paulo Gustavo. Além de ampliar as competências de empreendedores atuantes no segmento.
A capacitação é composta por seis cursos online individuais com 100 horas totais de duração, para até 300 alunos. Os cursos ministrados são: Elaboração de projetos culturais; Prestação de contas de projetos culturais; Financiamento de empreendimentos criativos; Formalização de empreendimentos criativos; Comunicação de projetos; e Gestão de empreendimentos e projetos criativos.

Capacitação
Também estão sendo ofertados dois workshops presenciais no Muncab, que fica localizado no Centro Histórico de Salvador, com quatro horas totais de duração, para até 300 alunos. As disciplinas são: Propriedade Intelectual de Projetos Culturais e Enquadramento de Projetos.
O Muncab promoverá ainda mentorias presenciais para o aperfeiçoamento de projetos em fase inicial de elaboração, com acompanhamento individual, feedbacks e supervisão das propostas. Essa atividade tem oito horas de duração e contempla 20 projetos totais.
O laboratório online ensinará como captar recursos via Lei Paulo Gustavo para projetos de documentários audiovisuais. Essa atividade transitará por conceitos básicos do formato, gêneros documentais, criação de argumentos e a submissão para projetos e editais.
O time de facilitadores do projeto é composto por profissionais renomados do mercado soteropolitano, entre eles, a consultora e produtora cultural Itala Herta e o empreendedor Paulo Rogério, fundadores da aceleradora baiana de afro-negócios Vale do Dendê. Além da roteirista Ceci Alves, que trabalha na adaptação do romance “Torto Arado”, escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, para a televisão.
As inscrições para as atividades estão disponíveis exclusivamente pelo formulário.
Saiba mais
Programa de qualificação do Muncab
O quê: Programa de qualificação profissional em economia criativa e indústria artística de Salvador (BA)
Formulário de inscrição: aqui!
Inscrições: 20/04/2023
Gratuito
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Umbu Podcast: 6ª temporada recebe artistas baianos
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.