Se você é negre* e é formado nos cursos de Administração, Marketing e Engenharia, se ligue: o Esporte Clube Bahia (ECB), um dos tradicionais times do futebol baiano, lançou o programa de trainee #PretoTricolor a fim de selecionar profissionais pretes para atuar nas áreas de Administração, Gestão e Inovação do clube. As inscrições vão até esta sexta-feira, 27.
O #PretoTricolor foi lançado na última sexta, 20, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, sendo parte do projeto Dedo na Ferida, idealizado pelo ECB para combater o racismo estrutural e institucional, com o intuito de promover a diversidade no quadro de funcionários que integram o clube.
O processo seletivo de trainee será constituído por quatro etapas, divididas em: inscrições e teste de lógica (20 a 27/11), fit cultural – alinhamento do candidate com a cultura da empresa – (28/11 a 01/12), estudo de caso (07 a 13/12) e entrevista com gestores (16 a 18/12). As admissões dos aprovades acontecerá no dia 2 de janeiro.
Além da oportunidade de fazer parte do clube considerado internacionalmente como o “mais progressista” do Brasil, pelo veículo britânico The Guardian, o profissional também terá como benefícios: vale-transporte, vale-alimentação, assistência médica, possibilidade de horário flexível, além de descontos em produtos licenciados pelo time.
As inscrições podem ser feitas em formulário online aqui.
Dedo na Ferida
Cerca de 25% dos membros do Conselho são negros e, dentre os diretores e gerentes, não há pessoas negras. Foi diante dessa realidade que o Esporte Clube Bahia (ECB) pensou o projeto Dedo na Ferida, a fim de criar mecanismos para combater o racismo estrutural e institucional.
Além de se perceber como parte do problema, em razão da falta de diversidade no clube, o tricolor resolveu propor medidas práticas de enfrentamento à desigualdade racial, por meio da realização de cursos e oficinas, com o propósito de debater e conscientizar sobre o tema, além do programa de trainee para negres.
Os cursos serão realizados de forma interna, dos dias 21 a 26 de novembro, para os funcionários do Bahia – desde a Diretoria até as torcidas organizadas do time –, incluindo também a imprensa, os patrocinadores e a Federação Baiana de Futebol.
Bahia vai à sua organização
Por meio do projeto, o Bahia também vai oferecer capacitação para outras organizações e instituições que estejam comprometidas em levar o debate racial para o seu ambiente interno. Intitulada “Igualdade Racial e Racismo Estrutural”, as oficinas serão ministradas pelo professor e doutor em Educação, Edson Cardoso.
Serão 50 vagas ofertadas e as inscrições vão até o dia 20 de dezembro. As empresas interessadas devem preencher este formulário para participar do processo de seleção que será executado pelo Núcleo de Ações Afirmativas do Esporte Clube Bahia. As oficinas estão previstas para ocorrer entre 9 de dezembro e 29 de fevereiro.
Clique aqui para conhecer mais sobre a iniciativa Dedo na Ferida.
*Linguagem inclusiva. O site Negrê opta por utilizar o “e” para neutralizar o gênero da palavra e incluir àqueles que não se identificam com feminino ou masculino.
Foto de capa: Pexels.
LEIA TAMBÉM: Agência de notícias lança bolsa para repórteres negros