Em época de eleições para a presidência dos Estados Unidos, a empresa californiana de brinquedos Mattel lançou no dia 28 de julho a coleção Campaign Team, em colaboração com a organização She Should Run, que visa à inserção de mulheres em cargos públicos.
São quatro bonecas, sendo uma eleitora, uma coordenadora de campanha, uma coordenadora de custos e uma candidata à presidência. Além de ter uma boneca negra, a Campaign Team conta com uma boneca amarela e possui variedade de altura e tipo físico.
Neste ano, pelo menos 122 mulheres auto-declaradas negras – um recorde histórico – estão concorrendo a cargos públicos nos Estados Unidos, segundo estudo da instituição Center for American Woman and Politics (CAWP).
No Brasil, mulheres negras representam 2% do Congresso Nacional e menos de 1% na Câmara dos Deputados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.
“Desde 1959, Barbie tem defendido garotas e as encorajado a serem líderes quer seja da sala de aula, da comunidade ou, algum dia, do país”, diz Lisa McKnight, vice-presidente sênior e líder mundial da Barbie & Dolls, em comunicado à imprensa.
“Com menos de um terço de líderes eleitos nos EUA sendo mulheres, e mulheres negras sendo ainda menos representadas nessas posições, nós desenvolvemos a Barbie Campaign Team com um time de bonecas diversificado para mostrar à todas as garotas que elas pode levantar suas vozes”, afirma McKnight.
A coleção está disponível para compra no site oficial da Mattel, com atividades em inglês disponíveis para impressão.
Foto de capa: Divulgação.