Com o objetivo de facilitar a busca por profissionais negros na área da saúde, a plataforma AfroSaúde contribui para a qualidade no atendimento direcionado à população negra. Em agosto, a plataforma abriu cadastramento online para reunir os profissionais de diversas áreas de assistência.
A plataforma foi idealizada por uma health tech de impacto social que possui o mesmo nome, e trabalha com o intuito de desenvolver soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra. A empresa tem o objetivo de trazer visibilidade para profissionais negros de forma que possa combater o racismo estrutural, resultando numa maior qualidade no atendimento prestado à comunidade negra.
O acesso à plataforma está disponível e profissionais de diversos estados brasileiros já estão cadastrados. A iniciativa é importante não só para qualificação dos profissionais mas também para um atendimento mais humanizado e de qualidade para a população negra.
De acordo com o dentista Arthur Lima, um dos fundadores da startup, a ideia surgiu de experiências pessoais e relatos dos pacientes. “Atuando na área, percebemos o quanto o racismo consegue fazer com que a desigualdade seja latente com os profissionais de saúde negros e essa é uma percepção também dos pacientes que, quando vêem um médico, dentista, fisioterapeuta e outro profissional de saúde negro atuando, se espantam positivamente, porque não é comum. Por isso, queremos contribuir para dar visibilidade a esses profissionais e fazer com que os afrodescendentes se sintam mais representados no atendimento em saúde”.
Foto de capa: Ketut Subiyanto/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Plataforma AfroSaúde lança app para reunir profissionais negres
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Redatora e repórter, atua com ênfase em diversidade, representatividade e negritude. Ganhadora do 1º Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso em Publicidade e Propaganda sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, atualmente cursa pós graduação em Jornalismo Digital e é membro do Grupo de Ações para Diversidade do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).