The Photograph (2020) é sim uma narrativa – bonita, sensível e bem poética –, que nós, negras e negros, com certeza, merecemos assistir e vivenciar. O filme é um drama romântico norte-americano e tem como protagonistas no elenco principal os atores Issa Rae, 35, da série Insecure (2016), e Lakeith Stanfield, 29, do filme Corra (2017). Neste Dia da Consciência Negra, o site Negrê indica este filme, merecedor de sua atenção e seu tempo.
A obra cinematográfica retrata o afeto em diversas formas e cenas, além da subjetividade dos personagens. Há dois fluxos narrativos percorrendo o enredo, contando duas histórias. Uma do passado e outra, do presente. Mae (Issa Rae), uma curadora assistente e filha de uma fotógrafa famosa e apaixonada pelo seu ofício, Christina, conhece o jornalista Michael (Lakeith Stanfield). Justo no momento em que ele está escrevendo uma reportagem sobre a mãe de Mae – já falecida – e precisa fazer entrevistas com o ex-namorado de Christina, Isaac. É nessa pequena jornada em Nova Iorque (EUA) que há um encontro dos dois, ainda que tímido. E eles irão decidir se haverá continuidade.
Há encontros necessários e reencontros decisivos dentro da construção narrativa de The Photograph. E é muito bonito acompanhar, ainda que o longa-metragem tenha muitos minutos de duração. O que permite fazer os fatos irem acontecendo dentro do romance e o espectador ir acompanhando com atenção. Mesmo não sendo somente uma única história de amor sendo contada no filme. O fluxo de tempo, memória e psicológico é realmente bem presente. Esse é um dos pontos fortes do filme.
A forma de lidar com o afeto e como este conecta as pessoas é outro fator pertinente no longa, explorando esse aspecto na personalidade das personagens femininas. Sabendo que as duas são mãe e filha e por isso, se parecem bastante. Mas a principal questão surge é que Mae não quer repetir os erros da mãe, que tomou decisões devido a sua ambição em crescer profissionalmente. Mae percebe seu afeto por Michael e não quer deixar passar, perder oportunidades de ser feliz. Mesmo depois do jornalista ter acabado de conseguir um emprego em Londres (Reino Unido).
A narrativa é longa, mas é uma construção para a decisão final de Mae, que tanto se parece com sua mãe. Mesmo que haja outros fatores influenciando ao redor, como a decisão de Michael em se mudar para Londres. O que vai distanciar o casal. Decisões dentro da vida afetiva e profissional permeiam os dois. Eles precisarão optar por algo. Será priorizar o estar junto ou o individual? É essa e outras respostas que o desenrolar da obra trará. Se você deseja uma narrativa leve e bonita para o fim de semana, realmente vale a pena acompanhar.
Após seu lançamento, o filme recebeu críticas favoráveis e teve um bom faturamento.
Confira o trailer:
Ficha técnica
The Photograph
Ano: 2020
País de origem: Estados Unidos
Gênero: Drama romântico
Duração: 106 minutos
Direção: Stella Meghie
Roteiro: Stella Meghie
Produção: James Lopez e Will Packer
Elenco: Issa Rae, Lakeith Stanfield, Chelsea Peretti, Lil Rel Howery e Courtney B. Vance
Música: Robert Glasper
Disponível: Netflix e Amazon Prime Video, Google play e Youtube (para aluguel)
Foto de capa: Mark Schwartzbard/Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Você certamente vai se identificar com a série Insecure; 5ª temporada vem aí
Jornalista profissional (nº 4270/CE), preocupada com questões raciais, e graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.