A Barbie Inspiring Women (Mulheres que Inspiram) foi pensada com o intuito de lançar bonecas, representando personalidades femininas negras, que mostrem para as meninas do mundo que elas podem ser tudo que quiserem.
A iniciativa visa trazer mulheres de diferentes áreas e em diferentes posições para mostrar às crianças que tudo é possível. De acordo com a empresa, as mulheres escolhidas para a série são todas modelos femininas e heroínas de seu tempo, que assumiram riscos e abriram o caminho para a próxima geração de meninas e mulheres. A série, lançada em 2018, apresenta bonecas baseadas em mulheres que desempenharam papéis significativos na história.
A empresa declarou em rede social que se compromete em exaltar mulheres empoderadas, com o intuito de que sirvam de exemplo para inspirar as meninas do mundo. Lisa McKnight, vice-presidente da marca Barbie diz: “Mulheres sempre foram capazes de atuar em diferentes papéis e carreiras com a Barbie, e estamos animados em iluminar modelos reais para lembrar as garotas que elas podem ser o que quiserem”.
Confira alguns dos modelos que são parte da coleção:
Maya Angelou
Maya Angelou (1928-2014) nasceu no Missouri e faleceu na Carolina do Norte, Estados Unidos. Foi a primeira mulher negra poetisa a falar na posse de um presidente americano (Bill Clinton, 74). A escritora dedicou a vida a defender os direitos civis nos Estados Unidos.
Dina Asher- Smith
Considerada a maior velocista da história do Reino Unido, Dina Asher-Smith, 25, foi campeã mundial nos 200 metros, em Doha, no ano de 2019.
Rosa Parks
A costureira Rosa Parks (1913-2005) foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Entrou para a história por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery, no Alabama.
Katherine Johnson
Katherine Johnson (1918-2020) foi uma matemática americana que calculou e analisou as rotas de voo de muitas espaçonaves durante suas mais de três décadas com o programa espacial dos EUA. Seu trabalho cooperou para o envio de astronautas à Lua.
Nicola Adams
A pugilista britânica Nicola Adams, 38, é bicampeã olímpica e foi a primeira medalhista de ouro do boxe feminino. Ela é ainda a primeira bicampeã, na categoria peso mosca.
Sara Gama
Sara Gama é uma italiana de 31 anos que joga na posição de zagueira e é capitã da Juventus e da seleção italiana feminina.
Fotos de capa: Divulgação/Mattel.
LEIA TAMBÉM: Netflix fará animação do livro infantil de Lupita Nyoung’o
Ouça o episódio #03 – Neusa Santos e o negre na academia:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.