O Instituto Dharma é uma organização social que desenvolve e realiza excursões médicas em regiões vulneráveis do Brasil e do mundo. Fundado por Andrei Polessi e Karina Oliani, a organização promove assistências sociais em saúde, infraestrutura, habitação, educação, meio ambiente e cultura. É possível fazer doações através da chave PIX (CNPJ) – 27.880.494/0001-00 e pela plataforma Pagseguro.
A iniciativa social foi concebida após o grande terremoto, em abril de 2015, que destruiu parte da Índia e do Nepal. O fotógrafo Andrei Polessi e a médica Karina Oliani se articularam para elaborar um livro com fotos autorais daquelas regiões. O objetivo era converter todo o lucro ao redor do produto para a construção de uma instituição de ensino para as crianças vítimas da tragédia. De forma eventual, o projeto acabou se tornando o próprio Instituto Dharma.
Entre os projetos do Instituto Dharma, está a viagem médica do Projeto Angola 2024, coordenado pela médica pediatra Mariana Sochaczewski. Na edição deste ano, esse programa de voluntariado médico tem como missão levar médicos negros e não-negros do Brasil para assistir a população que vive mais afastada dos centros de saúde em Angola.
LEIA TAMBÉM: Conheça o médico clínico-geral Fleury Johnson fundador do Instituto DIS
As iniciativas do Instituto
O instituto carrega a missão de promover a auto sustentabilidade e independência de comunidades fragilizadas. Além das excursões médicas e do intercâmbio cultural, a organização implementa outras ações que atendem demandas de saúde e bem-estar.
Dentre elas, estão:
Glicada na estrada – A médica Julia Magarão, endocrinologista voluntária da equipe Dharma desenvolveu um método de diagnosticar diabetes em tempo hábil durante as expedições por meio de um aparelho portátil. Esse produto permite que a equipe da Dharma possa prestar serviço em locais remotos ao redor do Brasil e do mundo.
Olhar para todos – A parceria com a ONG Renovatio são realizadas consultas oftalmológicas e entrega de óculos de graus. A ação também conta com o apoio do Instituto Ver e Viver e a LuxOttica para a prestação desse tipo de serviço nas áreas urbanas.
Escola Lixo Zero – Em parceria com a ONG Nossa Iracema, são realizados diagnósticos, instalação de biodigestor, revisão dos processos geradores de resíduos da escola e a formação dos agentes atuantes, que são profissionais e alunos.
Programa Psicossocial – Disponibilidade de educação e atendimento em saúde mental, acolhendo as necessidades dos pacientes através de um espaço presencial e online seguro para a realização da psicoterapia.
Castração de animais – Aliada à ONG Jeri sobre patas, o projeto realiza esterilização cirúrgica minimamente invasiva com o objetivo de promover saúde e controle populacional de animais em regiões.
Flor Menina – Através da ação conjunta do Instituto Dharma, Santa Casa e da Comunidade Jardim da Natureza na Vila Céu do Mapiá (AM), são realizados apoio e empoderamento de meninas e adolescentes da região do Mapiá, na Amazônia. São feitas oficinas de artesanato, encontros de vivências e educação sobre saúde, direitos básicos e apoio emocional.
Vila Beira Mar – Durante os anos de 2020 e 2021, o Instituto Dharma coordenou ações de associados, doadores e patrocinadores com o objetivo de arrecadar e viabilizar cestas básicas para os moradores da Vila Beira Mar, Duque de Caxias (RJ).
Planejamento Familiar – O Dharma promove capacitação de profissionais de saúde e construção de rede de apoio para promover informação e acesso à contracepção reversível e noção de planejamento familiar.
LEIA TAMBÉM: Instituto DIS e Dharma realizam o Projeto Angola 2024 em Luanda e Lubango
Acompanhe o Instituto Dharma!
Site – www.institutodharma.org
Contato – (11) 93356-4635 / projetos@institutodharma.org
Instagram – @instituto_dharma
LinkedIn – Instituto Dharma
Doações pela chave PIX: CNPJ – 27.880.494/0001-00
Doações pela plataforma Pagseguro: Faça sua doação!
*Esse conteúdo de Publieditorial é patrocinado. Para consultar um orçamento, envie um email para sitenegre@gmail.com com assunto “Publieditorial”.
Fotos de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Conheça o Instituto DIS – Diversidade e Inclusão na Saúde