Publieditorial

Conheça o Instituto DIS – Diversidade e Inclusão na Saúde

O Instituto DIS (Diversidade e Inclusão na Saúde) é uma organização sem fins lucrativos idealizada e fundada pelo médico togolês Fleury Johnson. Junto dos co-fundadores, a gestora de projetos e especialista em inclusão Bárbara Azeo, e o advogado Danilo Pontes, eles promovem a junção entre inclusão e saúde, em alinhamento à agenda ESG. A organização incentiva a formação de médicos negros e oferece soluções em gestão e educação para melhores práticas na saúde privada e pública. É possível realizar doações através da chave PIX (CNPJ) – 46.849.680/0001-13 e pela plataforma do PayPal.

O DIS é a primeira e única organização sem fins lucrativos preocupada com inclusão e saúde; que tem como foco é o atendimento direcionado à população negra, com atenção também aos outros grupos minorizados. Isso para entregar soluções baseadas em dados, demandas coletivas e interseccionais.

A missão da entidade é compartilhar conhecimento de impacto e fomentar uma experiência de qualidade aos pacientes, colaboradores e estudantes das áreas médica e de saúde. O DIS promove saberes de gestão e atendimento inclusivos, auxiliando na redução dos índices desfavoráveis historicamente vivenciados por populações minorizadas.

Na frente de atuação social, o Instituto DIS movimenta e mobiliza o Fundo Imhotep. O intuito é incentivar e auxiliar a permanência de universitários de Medicina em vulnerabilidade socioeconômica. O propósito é evitar a evasão desses estudantes durante o período da graduação e ajudar a tornar a comunidade médica mais diversa.

A atuação do Instituto

Palestras – Com carga horária flexível, são ministradas diferentes temas, rodas de conversa e debates sobre práticas inclusivas na saúde, compartilhando estudos e práticas que permeiam temáticas, como especificidades de saúde para a população negra, LGBTQIAPN+, diversidade geracional, acessibilidade, liderança inclusiva, entre outros.

Consultoria – Disponível para organizações de diversos fins, empresas e projetos que precisam de estratégias de melhorias e cuidados em saúde mental e física dos colaboradores de grupos minorizados. Além de consultoria para transformar ambientes e espaços físicos de trabalhos em ambientes mais inclusivos.

Treinamento para gestores e profissionais de saúde – Para organizações e empresas de saúde que buscam uma imersão completa no contexto de saúde para a diversidade. Com carga horária distribuída em acordo com a instituição solicitante, o treinamento conta com opções de abordagens desenhadas tanto para líderes, gestores, corpo clínico e demais profissionais envolvidos.

Selo DIS de Diversidade e Inclusão para hospitais e empresas de saúde – Feito para organizações que se comprometem em cumprir uma jornada pela equidade, oferecendo atendimento de qualidade, baseado em diversidade para seus pacientes, investindo em educação continuada de seus profissionais. Há ainda apoio de articulação e divulgação em processos seletivos para vagas afirmativas, desenhos de modelos assistenciais, criação e colaboração em eventos de conscientização.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Instituto Dharma e suas iniciativas pelo Brasil e mundo afora

Conheça a equipe do Instituto DIS

Fleury Johnson (Fundador) – Head Global de Saúde do Nubank. Indicado ao prêmio Faz Diferença do Jornal Globo 2018 na categoria Sociedade e Diversidade. É médico e professor convidado pela UFRJ, UFF e na West Indie University (Trinidade e Tobago). Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Pasteur no RJ, Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Lisboa. MBA em Gestão de Saúde pela PUC e MBA executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Atualmente, está se especializando em Leadership and Management (Gestão e Liderança) pela Harvard Business School (EUA).

Bárbara Azeo (Diretora de Diversidade e Inclusão) – Especialista em Acessibilidade pela UFRJ, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS – Escola de Negócios. Liderança Criativa da Sociedade Civil pela THNK School of Creative Leadership e Produtora Executiva pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atua na gestão e criação de projetos sociais, relacionamento institucional e atendimento ao público desde 2011, no setor privado e público. Desde 2019, trabalha com comunicação em saúde; ministra palestras, consultorias e cursos sobre diversidade em seus diferentes pilares. Foi também Head de Comunicação no Instituto GUETTO. Atualmente, além de dirigir a área de diversidade no DIS, é gestora pública na Secretaria Municipal da cidade do Rio de Janeiro.
Danilo Pontes (Advogado) e Liderança em Direitos LGBT+ e Raça) – Advogado e pós-graduando pela Universidade Cândido Mendes em Direito do Trabalho com ênfase em Práticas Colaborativas. Gestor Empresarial em formação pela Alumni COPPEAD – UFRJ. É Diretor Jurídico no Grupo Diversidade Niterói, primeira OSC LGBTQIAP+ do município de Niterói, RJ. É vice-presidente na Comissão Nacional de Direitos Humanos na Associação Brasileira de Advogados (ABA) e membro da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro. Atualmente, é sócio-fundador e advogado no Escritório Lenice & Pontes Advogados, bem como voluntário em iniciativas de desenvolvimento social e sustentável.

Os fundadores do Instituto DIS: Fleury Johnson, Bárbara Azeo e Danilo Pontes. Fotos: Cris Vicente.

Acompanhe o Instituto DIS!

Site – www.institutodis.com
Contato – contato@institutodis.com.br
Instagram – @institutodis 
LinkedIn – Instituto DIS
Banco de Talentos – Inscreva-se aqui!
Doações pela chave PIX:
CNPJ – 46.849.680/0001-13
Doações pelo PayPal: Clica aqui!

Experimente o impacto de uma saúde inclusiva!

*Esse conteúdo de Publieditorial é patrocinado. Para consultar um orçamento, envie um email para sitenegre@gmail.com com assunto “Publieditorial”.

Foto de capa: Cris Vicente.

LEIA TAMBÉM: Conheça o médico clínico-geral Fleury Johnson fundador do Instituto DIS

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: